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Cidades Sábado, 20 de Janeiro de 2018, 10:21 - A | A

Sábado, 20 de Janeiro de 2018, 10h:21 - A | A

Consumidor

Reclamações de programas de fidelidade dobraram em 2017, aponta Senacon

Redação VG Notícias com Portal Brasil

Reprodução

Aeroporto Marechal Rondon

De adesão voluntária, programas asseguram benefícios aos adeptos por meio do acúmulo de pontos, milhagens e outras modalidades

Reclamações do consumidor em relação a programas de fidelidade, como programas de milhagem e outras pontuações,quase dobraram em 2017. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJ). Foram 6.621 reclamações apresentadas à plataforma eletrônica Consumidor.gov.br em 2017, contra 3.428 em 2016, crescimento de 93,14%.

Informações disponíveis na plataforma indicam que o principal problema sobre o tema é “oferta não cumprida, serviço não fornecido, venda e publicidade enganosos”. Já o segundo item mais reclamado pelo consumidor em relação ao assunto é a “não entrega, demora na entrega do produto” ou benefício.

As principais dicas para quem busca participar de um programa de fidelidade são: ler atentamente as regras previstas no contrato; exigir que os benefícios estejam previstos por escrito no contrato; guardar as informações recebidas do patrocinador, como e-mails, folhetos ou correspondências do programa e estar atento às alterações das regras. Caso não consiga resolver o problema com a empresa, procure um órgão de defesa do consumidor ou registre uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.

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