A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), inaugurou nesta sexta-feira (19.05) o 3º polo do projeto, na EMEB José Estejo de Campos, no bairro Vitória Régia.
O projeto é uma parceria dos irmãos Nogueira, Rogério Minotouro e Rodrigo Minotauro, com a editora Inteligência Educacional e funciona baseado num tripé de Projeto-Escola-Família, com ainda um livro didático para as crianças e outro para os pais acompanharem a metodologia.
Em entrevista ao , o secretário de Educação, Silvio Fidelis, destacou que, atualmente, o projeto atende cerca de 1.500 crianças em Várzea Grande, porém, com a expansão, será criado mais dois polos que irão dar aulas de lutas para uma média de 5 mil crianças nas escolas.
“Hoje nós lançamos o 3º polo Esporte para Além das Fronteiras, que é um projeto com os irmãos Nogueira. Nós temos mais dois polos pela cidade que atendem 1500 crianças. Pretendemos chegar a cinco polos para atender 5 mil crianças. O Esportes para Além das Fronteiras tem diversas modalidades de luta, e dá oportunidades para as crianças serem campeãs de várias formas”, contou.
O vice-prefeito José Hazama (União) mencionou que o trabalho é muito importante, visto que a região escolhida tem uma necessidade de atenção. Ele explicou que o projeto é um grande investimento da Prefeitura, pois irá investir no futuro das crianças.
“Essa região da cidade é muito carente de atenção, e trazer esse projeto para cá é um grande investimento. Mais de 1500 alunos já participam do projeto, e essa iniciativa da Prefeitura é muito importante, porque é um cuidado com mais de 3 mil crianças que irão ganhar um investimento na educação através do esporte”, destacou.
Um dos desenvolvedores do projeto, o lutador Rodrigo Nogueira – Minotauro, afirmou que Várzea Grande é uma referência no projeto, e frisou a equipe do que o objetivo do programa vai além de dar aulas de esportes e luta, pois visa manter o aluno próximo à escola, incentivando também no estudo e na educação.
Minotauro explicou que a arte marcial garante disciplina e referência moral, com isso, propõe manter as crianças e adolescentes longe das ruas, não tendo acesso à violência, álcool e drogas, e vivendo em harmonia com a família.
“Várzea Grande é uma grande referência nesse projeto. É um trabalho educacional, que fortalece e incentiva as crianças na escola. O esporte e a cultura aproximam as crianças e adolescentes até a escola, ele passa mais tempo praticando esporte, e fica longe da violência, das drogas, álcool, com certeza faz bem para a saúde dessas crianças. Além disso, o projeto também garante disciplina. A criança aprende e tem uma referência moral na arte marcial”, explicou.
Leia mais - Lei institui Conscientização sobre Hemangiomas e Anomalias Vasculares
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).