Professores da rede estadual de Mato Grosso realizam nesta terça-feira (13.08) 1º ato público do movimento grevista, na praça Alencastro, em Cuiabá. A paralisação iniciou nesta segunda-feira (12.08).
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), a mobilização iniciará às 15h, onde ocorrerá uma passeata e panfletagem na região central da Capital, e serão apresentados à sociedade os motivos da greve.
Segundo os organizadores, o movimento deve contar com caravanas vindas de cidades do interior, como Rondonópolis, Cáceres, Rosário Oeste e Sinop.
O presidente do (Sintep/MT) Henrique Lopes do Nascimento disse que os profissionais da educação buscam nas reivindicações garantir a qualidade na educação. Segundo ele, com a valorização profissional e investimentos adequados, os estudantes poderão receber um serviço público adequado e voltado ao desenvolvimento humano.
Com a paralisação, mais de 434 mil alunos estão sem aula, por tempo indeterminado. Atualmente, o Estado possui mais 20 mil professores, que atendem em 734 instituições públicas em Mato Grosso.
Os professores da rede estadual de educação cobram do Governo do Estado vários pontos: reajuste salarial de 10,41%, imediata realização de concurso público, chamamento dos classificados do último concurso, garantia da hora-atividade para interinos, melhoria na infraestrutura das escolas, aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual e autonomia da Secretaria de Estado da Educação nos recursos devidos na área.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).