A Escola Estadual Militar Tiradentes Tenente Coronel Louirson Rodrigues Benevides – antiga Escola Nadir Oliveira –, localizada no bairro Jardim Glória, em Várzea Grande, segue abandonada há mais de dois anos, mesmo com promessas de revitalização e construção de um novo colégio no local. O cenário de negligência por parte das autoridades tem gerado preocupação e indignação entre os moradores da região.
Em janeiro de 2023, os alunos da unidade foram transferidos para o prédio da Escola Licínio Monteiro da Silva, onde funcionavam as Diretorias Regionais de Educação (DREs). A expectativa era de que o antigo prédio passasse por reforma e os estudantes retornassem ao espaço reformado. No entanto, o Governo do Estado optou por demolir a estrutura e construir um Colégio Estadual Integrado (CEI) – o que até agora não saiu do papel.
Recentemente, denúncias voltaram a ser registradas por moradores. Uma das reclamações envolve o risco iminente de queda de três árvores de grande porte localizadas dentro do terreno da escola, próximas às residências. “Precisamos que alguém tome providências a respeito das árvores que estão prestes a cair em cima da minha casa e dos meus vizinhos”, alertou a moradora Marinete. Segundo ela, o perigo se intensifica durante o período chuvoso, quando os ventos fortes fazem com que os galhos balancem perigosamente.
Imagens enviadas à redação do mostram o estado de completo abandono do local: lixos espalhados, estruturas parcialmente demolidas, vazamentos de água em grande volume, sacos de cimento desperdiçados e focos de proliferação de insetos peçonhentos.
Em 2022, a empresa Somave Construtora, responsável por reformas de outras escolas estaduais em Várzea Grande, recebeu cerca de R$ 253.983,37 para executar a reforma da unidade. No entanto, em maio de 2023, o Governo do Estado rescindiu o contrato alegando descumprimento por parte da empresa. Desde então, novas licitações foram prometidas, mas nenhuma foi efetivamente realizada.
Em 2024, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) confirmou que o prédio será, de fato, demolido para dar lugar ao segundo CEI de Várzea Grande. Entretanto, o processo de licitação para a obra ainda não foi aberto, com previsão de lançamento até o fim do primeiro semestre deste ano.
Na época do anúncio, o então secretário de Comunicação de Várzea Grande, Marcos Lemos, afirmou ao que a demolição seria realizada pela própria prefeitura. No entanto, a atual assessora da Secretaria de Comunicação desmentiu a informação. “Não estão encontrando registro. Parece ter sido apenas uma promessa de 'boca'”, afirmou.
A Seduc informou ainda que a escola continua funcionando provisoriamente no bairro Jardim Aeroporto, em prédio um não adequado para atividades escolares permanentes.
Enquanto isso, a comunidade do Jardim Glória convive com o abandono, a insegurança e a incerteza sobre quando – ou se – as promessas feitas sairão do papel.
Outro lado
A Secretaria de Comunicação de Várzea Grande (Secom/VG) informou que, apesar de um comprometimento da gestão anterior, o prédio é de responsabilidade do Estado. Portanto, cabe à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tomar as devidas providências. A pasta ainda destacou que não há nenhum registro que comprove a responsabilidade da Prefeitura pela demolição da estrutura da instituição.
Já a Seduc, explicou que a licitação do novo CEI deverá ser lançada ainda no primeiro semestre de 2025. Apesar disso, a unidade continua em funcionamento no bairro Aeroporto.
Confira nota
Sobre a Escola Estadual Militar Tiradentes Tenente Coronel Louirson Rodrigues Benevides, a unidade continua funcionando normalmente no bairro Aeroporto. Sobre o prédio da antiga Escola Estadual Nadir Oliveira, no bairro Jardim Glória, a estrutura será demolida e no local será construído um Colégio Estadual Integrado (CEI), a segunda unidade em Várzea Grande, com capacidade para 1.500 estudantes. A licitação do novo CEI será lançada ainda no primeiro semestre de 2025.
Leia também - Jayme critica prisão de Collor e intimação a Bolsonaro: “STF está exagerando”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).