28 de Abril de 2025
28 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
28 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 27 de Abril de 2025, 14:30 - A | A

Domingo, 27 de Abril de 2025, 14h:30 - A | A

Antiga Escola Nadir Oliveira

Abandonada há mais de dois anos, antiga Escola Militar em VG segue em total descaso

Seduc afirmou que estrutura será demolida para construção de um Colégio Estadual Integrado (CEI)

Nicolle Ribeiro/VGN

A Escola Estadual Militar Tiradentes Tenente Coronel Louirson Rodrigues Benevides – antiga Escola Nadir Oliveira –, localizada no bairro Jardim Glória, em Várzea Grande, segue abandonada há mais de dois anos, mesmo com promessas de revitalização e construção de um novo colégio no local. O cenário de negligência por parte das autoridades tem gerado preocupação e indignação entre os moradores da região.

Em janeiro de 2023, os alunos da unidade foram transferidos para o prédio da Escola Licínio Monteiro da Silva, onde funcionavam as Diretorias Regionais de Educação (DREs). A expectativa era de que o antigo prédio passasse por reforma e os estudantes retornassem ao espaço reformado. No entanto, o Governo do Estado optou por demolir a estrutura e construir um Colégio Estadual Integrado (CEI) – o que até agora não saiu do papel.

Recentemente, denúncias voltaram a ser registradas por moradores. Uma das reclamações envolve o risco iminente de queda de três árvores de grande porte localizadas dentro do terreno da escola, próximas às residências. “Precisamos que alguém tome providências a respeito das árvores que estão prestes a cair em cima da minha casa e dos meus vizinhos”, alertou a moradora Marinete. Segundo ela, o perigo se intensifica durante o período chuvoso, quando os ventos fortes fazem com que os galhos balancem perigosamente.

Imagens enviadas à redação do mostram o estado de completo abandono do local: lixos espalhados, estruturas parcialmente demolidas, vazamentos de água em grande volume, sacos de cimento desperdiçados e focos de proliferação de insetos peçonhentos.

Em 2022, a empresa Somave Construtora, responsável por reformas de outras escolas estaduais em Várzea Grande, recebeu cerca de R$ 253.983,37 para executar a reforma da unidade. No entanto, em maio de 2023, o Governo do Estado rescindiu o contrato alegando descumprimento por parte da empresa. Desde então, novas licitações foram prometidas, mas nenhuma foi efetivamente realizada.

Em 2024, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) confirmou que o prédio será, de fato, demolido para dar lugar ao segundo CEI de Várzea Grande. Entretanto, o processo de licitação para a obra ainda não foi aberto, com previsão de lançamento até o fim do primeiro semestre deste ano.

Na época do anúncio, o então secretário de Comunicação de Várzea Grande, Marcos Lemos, afirmou ao que a demolição seria realizada pela própria prefeitura. No entanto, a atual assessora da Secretaria de Comunicação desmentiu a informação. “Não estão encontrando registro. Parece ter sido apenas uma promessa de 'boca'”, afirmou.

A Seduc informou ainda que a escola continua funcionando provisoriamente no bairro Jardim Aeroporto, em prédio um não adequado para atividades escolares permanentes.

Enquanto isso, a comunidade do Jardim Glória convive com o abandono, a insegurança e a incerteza sobre quando – ou se – as promessas feitas sairão do papel.

Outro lado

A Secretaria de Comunicação de Várzea Grande (Secom/VG) informou que, apesar de um comprometimento da gestão anterior, o prédio é de responsabilidade do Estado. Portanto, cabe à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tomar as devidas providências. A pasta ainda destacou que não há nenhum registro que comprove a responsabilidade da Prefeitura pela demolição da estrutura da instituição.

Já a Seduc, explicou que a licitação do novo CEI deverá ser lançada ainda no primeiro semestre de 2025. Apesar disso, a unidade continua em funcionamento no bairro Aeroporto.

Confira nota

Sobre a Escola Estadual Militar Tiradentes Tenente Coronel Louirson Rodrigues Benevides, a unidade continua funcionando normalmente no bairro Aeroporto. Sobre o prédio da antiga Escola Estadual Nadir Oliveira, no bairro Jardim Glória, a estrutura será demolida e no local será construído um Colégio Estadual Integrado (CEI), a segunda unidade em Várzea Grande, com capacidade para 1.500 estudantes. A licitação do novo CEI será lançada ainda no primeiro semestre de 2025.

Leia também - Jayme critica prisão de Collor e intimação a Bolsonaro: “STF está exagerando”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760