No feriado do Dia do Trabalhador – celebrado em 1º de maio –, o comércio de rua e as lojas do Várzea Grande Shopping não poderão funcionar, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente. No entanto, a praça de alimentação e as áreas de lazer funcionarão normalmente, das 11 às 22 horas. Na sexta-feira (2), o funcionamento será retomado normalmente para os comerciantes e lojistas.
Segundo decreto da Prefeitura de Várzea Grande, os órgãos públicos municipais também não terão expediente. O atendimento será retomado apenas na segunda-feira (05), já que a sexta-feira (02) será ponto facultativo conforme o calendário oficial do município. Serviços essenciais, como saúde e segurança, funcionarão em regime de plantão.
No entanto, algumas categorias, como supermercados, farmácias e restaurantes, podem operar, desde que ofereçam folga compensatória ou paguem as horas trabalhadas em dobro aos funcionários.
Quanto aos bancos, as compensações bancárias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão processadas durante o feriado e ponto facultativo. Já o sistema PIX seguirá funcionando normalmente.
Boletos e contas de consumo – como água, energia e telefone – com vencimento nos dias sem compensação bancária poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil. Como o sábado não é considerado dia útil, não haverá liquidação financeira nesse dia.
Leia também - Prefeito diz que decisão sobre Chico 2000 cabe ao comando do PL
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).