As visitas presenciais nas 48 unidades penais de Mato Grosso estão suspensas há 10 meses - e não tem previsão de retorno. As visitas foram proibidas a fim de evitar contágio pela Covid-19 nas unidades.
A assessoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) informou nesta segunda-feira (11.01), que o setor está realizando estudos para verificar como será a retomada, mas reafirmou que não há previsão.
Atualmente, o contato dos reeducandos com as famílias é feito por meio de cartas, e-mails e telefonemas sob a supervisão de agentes penitenciários.
As audiências suspensas em março de 2020 foram retomadas por videoconferência, exceto o júri. Assistências religiosas e ações educacionais estão sendo realizadas por vídeo.
Dados - O número de infectados por coronavírus em unidades do sistema prisional brasileiro já ultrapassou 50 mil com registros e mais de 220 óbitos. Em unidades socioeducativas, os números já ultrapasssaram cinco mil casos da doença, com mais de 25 mortes, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 23 de dezembro de 2020. O CNJ apontou aumento de quase 300% nos registros de Covid-19 entre as pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário do país.
O acompanhamento é uma iniciativa do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ) e é o único em escala nacional com dados sobre contágios e óbitos também entre servidores e sobre a situação da pandemia no sistema socioeducativo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).