A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promove na manhã desta quarta-feira (22.11), às 07h30, o VI Seminário Diversidade e Educação para as relações Étnico-Raciais. O evento ocorre durante todo o dia, no auditório do Hotel Hits Pantanal, no bairro Aeroporto.
Entre os assuntos pautados, a nova edição tem como foco a Lei n.º 10.639/2003 que prevê os vinte anos de luta e resistência negra, cujo objetivo é promover discussões e diálogos sobre os anos de vigência da Lei e a finalidade no currículo escolar.
O VI Seminário será apresentado nesta semana em decorrência a comemoração do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Os debates refletem a importância de discutir as questões étnico-raciais a partir da obrigatoriedade de se trabalhar a história da África, da cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar.
O evento terá como abertura o coral Canto & Encanto da EMEB Salvelina Ferreira da Silva, seguido por uma apresentação da poetisa Luciene Carvalho, presidente da Academia Mato-Grossense de Letras.
A primeira palestra a ser apresentada terá o tema “Os avanços e desafios na aplicabilidade da Lei nº. 10.639/2003”, ministrado pela professora Zara Figueiredo, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). Em seguida, o professor da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, Natanael dos Santos, apresentará uma palestra sobre “Trajetórias do Africano em território brasileiro”.
O Instituto Semente Brasil será responsável pela roda de samba e capoeira, além de mesas que abordarão temas como “A Educação para as Relações Étnico-Raciais e o que representa o 20 de novembro no currículo escolar”, ministrado pelas professoras Antonieta da Costa, Tacilia Soares da Costa e Taís Augusta de Paula.
O encerramento será feito pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Drª Lucy Miranda do Nascimento, e terá o tema “Literatura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar”. Além dos debates, o evento contará com uma exposição de materiais produzidos por alunos de diversas unidades de ensino. A programação conta também com uma exibição de livros e produtos Afroempreendorismo.
Para quem deseja prestigiar o evento, mas não pode ir presencialmente, basta acessar o link para acompanhar: Clique aqui.
Com informações da assessoria
Leia também - Presidente do TJMT coloca estrutura à disposição de Sérgio Ricardo para defesa do Meio Ambiente
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).