Devido ao período da seca, que afeta as regiões de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), o prefeito do município, Osmar Froner de Mello, decretou situação de emergência na cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial dos Municípios (AMM), que circula nesta segunda-feira (04.12) e segue recomendação da Comissão de Defesa Civil.
Consta do Decreto Municipal 090/2023, que desde o início do mês de julho deste ano o município sofre com uma grave seca, devido ao exaurimento hídrico causado pelo regime irregular de chuvas em todo território, afetando grande parte da população chapadense e causando prejuízos nas áreas cultivadas com soja, mandioca e olerícolas.
Segundo o documento, a produção de alimentos para a bovinocultura de corte e leite foram reduzidas, devido ao fato de muitas vezes os agricultores precisam refazer o plantio, as pastagens e capineiras, por causa da instabilidade climática que provoca longos períodos de estiagem.
O prefeito esclarece no decreto ainda, que durante esse período, mais de 40 famílias rurais das localidades de Batatais, Córrego do Campo, Mata do Cipó, Vila João Carro e Vila Água Fria estão recebendo cerca de três caminhões-pipas para manter os plantios.
No entanto, a gravidade da situação exige a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre. “Fica declarada situação de emergência nas áreas do município de Chapada dos Guimarães-MT afetadas por SECA – COBRADE 1.4.1.2.0” cita trecho da publicação.
Leia também: Empresas são multadas por descumprimento contratual com Secretaria de Saúde de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).