O Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL/VG) criaram o "1º concurso em Educação Ambiental” para alertar sobre “uso consciente da água em tempos de pandemia.”
O edital do concurso, com o tema “uso consciente da água em tempos de pandemia”, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios - Mato Grosso (AMM), que circulou nessa quinta-feira (10.06), aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Várzea Grande.
Conforme o regulamento, o concurso será dividido em três modalidades: CBAC: Desenho colorido criado manualmente pelos alunos papel A4 com lápis de cor , caneta colorida ou giz de cera; 4 º e 5º anos: Desenho colorido criado manualmente pelos alunos papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 6º ao 9º anos: redação; poesia ou poema com no máximo 25 linhas criado manualmente pelos alunos.
Leia mais: Várzea Grande tem aval para investir R$ 100 milhões no abastecimento de água
Segundo o diretor-presidente do DAE/VG, Carlos Alberto Simões de Arruda, o município espera “contribuir com a formação de cidadãos conscientes que atuem como agentes de transformação a partir do cumprimento de suas responsabilidades socioambiental.”
Conforme regulamento, o concurso tem como finalidade promover a criatividade em alunos através de produções artísticas e gêneros textuais sobre a importância do uso consciente da água em tempos de pandemia despertando e fortalecendo sua responsabilidade socioambiental.
Serão premiados com mochilas os participantes que ficarem em 3ª ligar, tablet para quem ficar em 2ª e bicicleta para os vencedores de cada modalidade. As escolas participantes receberão certificados digitais. Além disso, a premiação contará com certificados para todos os alunos participantes pré selecionados na escola e medalhas para todos os competidores finalistas de cada modalidade.
Consta entre as informações que justificam o concurso, dados divulgados pelos Instituto Trata Brasil sobre o desperdício de água no Brasil, especialmente em Várzea Grande.
“O município está entre as 100 maiores cidades do país com maior desperdício de água potável de acordo com ranking de saneamento básico divulgado pelo Instituto Trata Brasil. O índice de perdas na distribuição em Várzea Grande ocupou a 91º posição, com índice de desperdício de 59,20%. Diretamente relacionado às perdas na distribuição, aparece a perda de faturamento, onde Várzea Grande ocupa a 93ª posição, com 61,29% de perda”, cita trecho da publicação.
Consta ainda da publicação, como fator que dificulta o abastecimento no município, as ligações irregulares, os chamados “gatos”. “Várzea Grande possui em torno de 40 mil ligações irregulares em um universo em torno de 80 a 90 mil ligações.”
INSCRIÇÕES - Estarão credenciadas para a apresentação das produções artísticas e gêneros textuais as escolas da rede Municipal de ensino de Várzea Grande.
– A escola deverá confirmar sua participação de forma gratuita no 1º Concurso em educação ambiental por meio do envio da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo gestor escolar, contendo os dados escolares dos alunos participantes por meio do e-mail: [email protected] que acontecerá de 29/07/2021 à 13/08/2021 até as 23h59min.
– A entrega de 01 produção por modalidade ocorrerá em 03/09/2021 no setor de educação ambiental da SMECEL em envelope identificado e lacrado, fruto de uma pré-seleção pela equipe gestora.
– O resultado final por categoria será divulgado em 28/09/2021 pelo site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande.
– A premiação ocorrerá no Anexo II da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, no dia 07/10/2021 às 8h30min.
– A exposição dos trabalhos ocorrerá no site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande de 11 a 22/10/2021.
JULGAMENTO - A comissão julgadora deverá ser formada por assessores técnicos indicados pelos gestores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande e por representantes do Departamento de Água e Esgoto - DAE/VG. As produções artísticas serão examinadas pela comissão julgadora segundo os critérios de: criatividade, originalidade e Impacto do uso consciente da água de sua produção, enquanto que os gêneros textuais deverão apresentar os critérios de: criatividade, clareza, coerência e Impacto do uso consciente da água.
INDEFERIMENTO - Serão indeferidas as produções: enviadas fora do prazo estipulado; cujos desenhos ou pinturas forem produzidos com computação gráfica; desenhos preto e branco; contendo ficha de inscrição com dados incompletos; em caso de “plagio”, a produção será desclassificada.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).