A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) desencadeou nesta segunda-feira (17.08) a Operação Integrada Transpantaneira I, para combater as queimadas desenfreadas no Pantanal mato-grossense.
De acordo com o diretor adjunto operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Dércio Santos da Silva, proprietários rurais denunciaram que há pessoas que tem ido a região pescar e fazem fogueira para acampamento ou que usam fumaça para extrair mel de abelhas. Eles perdem o controle e o fogo se alastra pela região.
“Os proprietários se sentem ameaçados por essas pessoas e esse uso indiscriminado do fogo tem atrapalhado as ações da força-tarefa na Operação Pantanal 2. Esse apoio da Polícia Militar na região vai ajudar no trabalho de combate às queimadas na zona rural, aumentando essa fiscalização e evitar a entrada de quem não é morador da região”, explicou.
De acordo com a Sesp/MT, por meio de barreiras volantes e ações de bloqueio, policiais militares atuarão na região rural e faixa de fronteira ao longo da MT-060, Rodovia Transpantaneira, executando a fiscalização, o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, para controle dos índices criminais, sobretudo coibir crimes ambientais na região rural.
Os incêndios já atingiram três áreas de reservas indígenas, e queimaram aproximadamente 185 mil hectares de área de vegetação.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).