O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, obteve o melhor índice de satisfação entre os principais aeroportos do país. No primeiro semestre deste ano, houve uma evolução de 23% se comparado ao mesmo período do ano passado. A informação consta da Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MT), divulgada nesta quinta-feira (11.05), pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
A ascensão ocorreu em menos de quatro meses, e foi sentida após a retomada das obras de reforma do aeroporto, ocorrida em novembro do ano passado.
De acordo com o levantamento, pela primeira vez, o Marechal Rondon apresentou nota acima de 4, passando de 3,83 para 4,04 nos três primeiros meses do ano. É o melhor desempenho da série histórica, medida desde 2013. Com isso, se aproximou de grandes aeroportos nacionais como Congonha (4,11), em São Paulo (SP), e se distanciou de Salvador (3,83), na Bahia, que obtém o pior no ranking nacional.
Ainda segundo a pesquisa, dos 15 terminais avaliados, 14 tiveram nota acima de 4, a média estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), numa escala que vai de um a cinco. Mato Grosso está entre eles. Com a nota, o aeroporto mato-grossense se mantém em 14º lugar entre os 15 pesquisados pelo Ministério, porém com o maior avanço das melhorias na percepção de quem utiliza o serviço aéreo no país.
Para o ministro Maurício Quintella, os números gerais do levantamento representam uma grande vitória para a aviação nacional. “Pela primeira vez na história da pesquisa, 14 dos 15 aeroportos avaliados tiveram nota acima de 4, a média estipulada pelo governo. Isso mostra claramente que estamos no caminho certo para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, afirma.
O avanço percebido pelos passageiros que circulam no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e quantificado no levantamento nacional havia sido antecipado pelo governador do Estado, Pedro Taques (PSDB), durante visita ao terminal na terça-feira (09.05).
Segundo ele, o aeroporto de Mato Grosso vai figurar entre os melhores do país depois da conclusão da reforma e ampliação, prevista para agosto deste ano.
A obra agora já atinge o estágio de 80% do projeto finalizado. “A nossa meta é superar a nota 4. Se for avaliado o gráfico desde o início da nossa administração, o aeroporto está numa média crescente. No levantamento anterior, estava com 3,83 e agora tenho certeza que já passaremos de 4”, disse o governador na ocasião, acrescentando que dessa forma o Marechal Rondon não envergonharia mais o Estado por estar entre os piores do país.
A pesquisa - O levantamento Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MT) refere-se ao primeiro trimestre deste ano. Nele, foram ouvidos 13,8 mil passageiros nos 15 aeroportos que movimentam 80% das pessoas que viajam de avião no país.
De acordo com os índices descritos na pesquisa do Ministério da Viação Civil, na média por agrupamento de indicadores, o item infraestrutura aeroportuária do aeroporto Marechal Rondon aparece com nota 4,02, a maior entre os pontos medidos. Outra questão bem avaliada é o atendimento pelas companhias aéreas dentro do aeroporto, 4,15, tendo a cordialidade dos atendentes como destaque.
Ainda conforme os dados, o tempo de espera na fila de inspeção de segurança foi avaliado como satisfatório pelos passageiros que utilizaram o aeroporto mato-grossense, com nota geral 4,53. A qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem também recebeu nota acima de 4, ficando em 4,32. O embarque e desembarque no meio-fio vêm logo em seguida com 4,20.
A limpeza geral do aeroporto aparece como outro ponto positivo, apresentando 4,18.
As pessoas também se sentem mais seguras ao circular pelo terminal, a nota final é de 4,13. O ar-condicionado, um dos principais problemas por mais de dois anos, também registrou média de nota acima do patamar 4, ficando em 4,06, superior à média geral do terminal. Também foram bem classificados os itens: tempo de espera na fila do check-in (guichê), 4,42; velocidade de restituição de bagagem, 4,12; integridade da bagagem, 4,03.
No entanto, o que ainda precisa melhorar na opinião do passageiro não está ligado à estrutura física. Entre os itens, estão: disponibilidade e localização de bancos e caixas eletrônicos (3,58), quantidade de lanchonetes (3,47) e estabelecimentos comerciais (3,46), bem como custo benefício no estacionamento (2,90). De modo geral, os passageiros estão satisfeitos com os serviços oferecidos, segundo o levantamento.
No país, 76% dos 38 itens avaliados ficaram acima da média. Destacam-se o tempo de fila no raio-X (4,5), a cordialidade dos funcionários da inspeção (4,48) e a disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,46). Os órgãos públicos e as companhias aéreas também agradam. Nota 4,61 para o tempo de fila da aduana, 4,26 para a integridade da bagagem e 4,16 para a velocidade da restituição de bagagem (4,16).
Obra- A obra completa do aeroporto Marechal Rondon está orçada em R$ 84,63 milhões e até o momento já foram executados 80% dos serviços. A previsão é de entrega final no mês de agosto de 2017.
O Marechal Rondon é hoje uma das principais portas de entrada de Mato Grosso e as obras de reforma do terminal garantirão, além de mais conforto aos usuários, a ampliação da capacidade de fluxo de passageiros para até cinco milhões de pessoas por ano. Em 2016, a movimentação de pessoas no complexo chegou a 2,8 milhões, segundo dados da Infraero. A projeção para 2017 é que a base cresça para até 3,2 milhões de passageiros no ano. (Com Secid).
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