26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, 15:14 - A | A

Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, 15h:14 - A | A

Saneamento Básico

Para não perderem recursos federais, municípios articulam criar Consórcio

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Secom/VG

saneamento básico

 

As cidades de Várzea Grande, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis e Tangará da Serra, articulam a criação de um Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico para regular as autarquias responsáveis pelo sistema de tratamento de água e esgoto e evitar perder recursos federais destinados ao setor. A informação é do presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), Ricardo Azevedo.

De acordo com ele, uma Media Provisória sancionada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), obriga os municípios a fazer regulação das autarquias responsáveis pelo serviço de saneamento básico e desta forma estarem credenciadas a receberem verbas federais, como por exemplo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ricardo explica que atualmente a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGER/MT) é única no Estado responsável por esta regulação, mas que a autarquia estadual cobra 3% do faturamento bruto do DAE/VG, por exemplo, para fazer a regulação do serviço.

“Por exemplo no final do ano conseguimos alcançar 10 de arrecadação, mas recebemos apenas 9, a AGER/MT cobra em cima dos 10 e não dos 9, ou seja, as vezes pagamos sem termos recebido”, exemplificou o presidente do DAE/VG.

Ele declarou que com a criação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico este valor a ser pago pela regulamentação irá cair no mínimo pela metade. “Além disso, quanto mais municípios aderir ao Consórcio, mais barato ficará o custo. Assim, as autarquias responsáveis pelo serviço irão cortar gastos e estarão habilitadas para receber recursos federais sem correr o risco de ter qualquer projeto vetado por não estar regulada”, explicou Ricardo.

Apesar disso, o presidente do DAE/VG afirmou que a criação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico ainda está em fase de estudo e precisa passar por regulamentação de Leis Municipais pelos municípios interessados em integrá-lo, assembleia de instalação, e em seguida da aprovação do Estatuto Social, entre outros procedimentos burocráticos.

“Os municípios, até então, assinaram um protocolo de intenção. Pode ser que o Consórcio seja criado com apenas três municípios, que é o número mínimo exigido, podendo por exemplo, Várzea Grande não fazer parte. Tudo está em fase de estudo, ou seja, nada está definido”, encerrou o presidente do DAE/VG.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760