O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar partir do próximo dia 25 deste mês, os pagamentos de aposentadorias, pensões e benefícios com o reajuste anual. O aumento acima da inflação será aplicado para quem recebe um salário mínimo, seguindo a política de valorização desse salário.
Os primeiros a receber são os beneficiários com renda previdenciária de até um salário mínimo, estabelecido em R$ 1.412 em 2024. Em seguida, os benefícios superiores ao mínimo até o teto previdenciário serão pagos.
Os depósitos obedecem à ordem do número final do benefício, sem considerar o dígito verificador após o traço. A prioridade é para aposentados e pensionistas com benefício de dígito final 1.
O calendário de 2024 inclui os pagamentos de dezembro de 2023, realizados no mês seguinte. Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos de dezembro de 2023 serão efetuados até 8 de janeiro. Já os pagamentos de janeiro vão de 25 de janeiro a 7 de fevereiro, beneficiando segurados com final de benefício terminado em 0.
Para segurados com renda acima do salário mínimo, os pagamentos começam em 2 de janeiro para aqueles com cartão final 1 e 6, sendo o crédito referente a janeiro realizado em 1º de fevereiro.
O INSS efetuará mais de 39 milhões de pagamentos, abrangendo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários, conforme dados de novembro. Dos beneficiários, 26.168.062 recebem até um salário mínimo, enquanto 12.868.803 ganham acima desse valor.
A consulta de valores pode ser realizada no site Meu INSS ou no aplicativo disponível para Android e iOS. Aqueles sem acesso à internet podem ligar para a Central 135, atendendo de segunda a sábado, das 7h às 22h, informando o CPF e dados cadastrais para garantir a segurança no atendimento. Os valores são depositados na conta indicada pelo beneficiário, seja aberta durante a aposentadoria ou uma conta-corrente/poupança pré-existente.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).