19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 26 de Maio de 2021, 16:47 - A | A

Quarta-feira, 26 de Maio de 2021, 16h:47 - A | A

SINDIMED:

Pacientes primeiro agendam vacina para depois adquirirem declaração de comorbidades

Há casos de pacientes que procuram um médico e exigem o carimbo e a assinatura no documento.

Rojane Marta/VGN

Reprodução

exame

Há casos de pacientes que procuram um médico e exigem o carimbo e a assinatura no documento

 

A busca por declarações de comorbidades em Cuiabá, para entrar na fila de prioridades da vacinação contra Covid-19, tem causado constrangimento à classe médica, conforme denuncia o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed/MT).

De acordo com o Sindicato, muitas pessoas estão indo aos Prontos Atendimentos da Capital para conseguir a declaração de comorbidades, para se vacinar contra a Covid-19, mas que os médicos não dispõem de todas as informações necessárias para definir se o caso se encaixa nas exigências do Governo.

Ainda, o Sindicato diz que o processo dessas pessoas é reverso, pois primeiro elas agendam a vacina, para depois adquirirem a declaração de comorbidades, forçando encaixes nas agendas já lotadas nos consultórios médicos.

Leia mais: Deputado denuncia que “guris” são vacinados com laudos falsos em Cuiabá e cobra atitude do prefeito

“A conduta tem sido o encaminhamento para os serviços ambulatoriais onde o médico assistente que faz o acompanhamento dessas pessoas possa fornecer o documento. Isso tem gerado o descontentamento dos pacientes e vem causando constrangimento aos médicos” enfatizou a assessoria do Sindimed/MT.

O Sindicato aponta casos de pacientes que procuram um médico no ambulatório, que nunca teve contato com o paciente e exigem o carimbo e a assinatura no documento.

Ao final, o Sindimed/MT alerta: “O preenchimento da declaração tem várias restrições, pois não basta ter determinada doença. É necessário preencher critérios bastante restritivos”, e informa que “as maiores dificuldades encontradas pelos médicos são nos casos dos pacientes hipertensos que não preenchem os critérios exigidos no documento fornecido pela Prefeitura de Cuiabá”.

 
 
 
 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760