17 de Janeiro de 2025
17 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025, 08:37 - A | A

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025, 08h:37 - A | A

irregularidade

Obras no morro de Santo Antônio foram realizadas sem autorização, revela secretário da Sema

Secretário da Sema disse que havia autorização apenas para intervenções no morro para realização de estudo

Lucione Nazareth/VGN

O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alex Marega, afirmou nessa quinta-feira (16.01) que não havia autorização para execução das obras no morro de Santo Antônio. A declaração ocorreu após participar de uma reunião com a promotora Ana Luiza Ávila Peterlini, da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.

Segundo ele, o órgão ambiental havia autorizado que fossem feitas intervenções no morro, para realização de estudos, e que assim que foi constatado que houve degradação ambiental a obra foi paralisada.

“Não tinha licença para abrir estrada, e foi por isso que a obra foi paralisada. A Sema constatou que foi realizado além daquilo que havia sido permitido”, explicou o secretário.

Em inspeção realizada no dia 03 de janeiro, o Ministério Público Estadual (MPE) apontou que a estrada aberta no morro apresentou processo erosivo, colocando em risco a segurança dos visitantes, verificando a necessidade de obras emergenciais para evitar outros danos.

Leia Mais - Relatório do MP mostra destruição no morro de Santo Antônio causada pelo Governo

O secretário esclareceu que uma empresa foi contratada em 2023 para elaborar um plano de manejo, responsável por definir todas as regras de uso, conservação e preservação de uma área. O plano já estaria sob a análise técnica da Sema, e que a partir da aprovação deste documento a Sinfra deve reiniciar o processo para execução das obras no morro.

Marega disse que o responsável pela execução da obra é a MTPar, contudo, ainda não se sabe quem deu a autorização para execução das obras irregularmente.

Ao final, afirmou que a Sinfra vai apresentar até 07 de fevereiro um projeto de contenção e reparação da área. “O Estado tem que apresentar um projeto de contenção dessas obras. Então, a MT Par já está fazendo isso em conjunto com a Sinfra. Nós estamos monitorando, já houve várias diligências da Sema no local e estamos acompanhando. Ficou acordado que até o dia 7 tem que estar aprovado um plano de recuperação, um plano de implementação de obras realmente de contenção dos processos erosivos que estão acontecendo”, finalizou.

Leia Mais - Estado apresentará projeto de recuperação do Morro de Santo Antônio

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760