As obras da Rodoanel, rodovia projetada para funcionar como uma nova perimetral para a região metropolitana de Cuiabá, devem ser retomadas em breve. Após o abandono das obras, antes executadas pela Prefeitura de Cuiabá, um consórcio de empreiteiras foi anunciado como vencedor da licitação conduzida pelo governo do estado na última semana e, agora, o empreendimento depende apenas da assinatura da ordem de serviço para ser retomado.
A Rodoanel está parada desde 2006 devido a suspeitas de irregularidades no contrato firmado pelo poder público municipal e a empresa que estava executando o projeto. No ano passado, o governo do estado, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, assumiu a construção em andamento.
A expectativa é de que a Rodoanel ajude a desafogar o fluxo de caminhões no Trevo do Lagarto - entroncamento de três rodovias em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá - e na Rodovia dos Imigrantes, uma das principais vias utilizadas pelo transporte de cargas na região.
Além disso, segundo a Polícia Rodoviária Federal, a construção da via possibilitará que o motorista de carro de passeio não precise se misturar ao fluxo de carretas e demais veículos pesados.
Os 52 km projetados da Rodoanel (conjunto orçado em R$ 354 milhões) foram divididos em três etapas para a execução e o consórcio vencedor da licitação deverá ser responsável pela primeira - que consiste na duplicação do trecho de 11 km entre o Trevo do Lagarto e a Avenida Antártica, em Cuiabá. O conjunto do projeto abrange também a construção de uma ponte sobre o Rio Cuiabá e um viaduto no entroncamento com a rodovia federal BR-163.
A segunda etapa é a mais longa, com 31 km de extensão, e compreende a ligação entre a rodovia federal BR-364 e o Bairro Pedra 90, em Cuiabá. A terceira é a duplicação do trecho entre o Pedra 90 e a Avenida Antártica. Para essas duas últimas partes da Rodoanel a Secopa já está conduzindo os respectivos processos licitatórios.
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