As obras de um memorial que iria homenagear Marechal Cândido Rondon estão abandonadas no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá. As primeiras obras começaram a ser feitas em 2000 e atualmente estão paradas. Rondon é lembrado pelas instalações de linhas de comunicação pelo país, além da integração dos indígenas.
A proposta inicial do projeto dedicado a Marechal Rondon era abrigar peças de artesanato, armanezar informações turísticas, oferecer uma biblioteca e um museu para moradores e turistas. No entanto, o piso e as chapas de ferro do local já estão danificados e com sinais de ferrugem. Com as frequentes chuvas, a exposição ao sol e vandalismo, parte da estrutura está solta e comprometida.
Na ocasião do início das obras, a extinta Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra-MT) havia estipulado que, somente na primeira etapa da obra, foram gastos R$ 780 mil e que faltou dinheiro para continuar a construção.
José Afonso Portocarrero, o arquiteto responsável pela obra, afirma que mesmo inacabado, o memorial já tem falhas que comprometem o projeto inicial. Por exemplo, o piso deveria ser de madeira e não de ferro. "A população mato-grossense pede por essa obra. O governador Silval Barbosa mandou para a Secopa, que recupera o projeto e está pronta para ser licitada novamente", disse.
Para a Sociedade Amigos do Marechal Rondon, o memorial iria homenagear uma das personalidades mais importantes do país. “Esta obra é uma questão de honra para os mato-grossenses. Mesmo porque a Copa do Mundo coincide com 100 anos da comissão Rondon Roosevelt. O que se fala é muito pouco pelo muito do que ele fez pelo Brasil”, pontuou o presidente da associação, Ivan Pedrosa.
Segundo a assessoria da Secretaria de Turismo, foi liberado um crédito no valor de R$ 3,5 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para que a obra fosse concluída. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) será a responsável pela licitação. Assim que o projeto for finalizado, será feito o processo de contratação da empresa que irá continuar o trabalho.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).