Novas intervenções serão realizadas a partir desta semana, na avenida da FEB, um dos principais corredores que interligam Várzea Grande a Cuiabá, e por onde circulam cerca de cinco mil veículos durante os horários de pico. A Prefeitura de Várzea Grande, em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e o Consórcio responsável pelas obras do BRT, estabeleceu rotas alternativas visando desviar o tráfego da avenida da FEB enquanto as obras no canteiro central estão em andamento. As informaçãoes são da Prefeitura de Várzea Grande.
As intervenções na avenida da FEB atingem um ponto crítico, que é a passagem de nível na região do Zero Km, em frente à pista do Aeroporto Marechal Rondon. Nesse trecho, os veículos que seguem em direção ao centro de Várzea Grande e outras regiões pela avenida da FEB passam por baixo, enquanto os que vêm pela avenida Murilo Domingos (antiga 31 de Março), provenientes do Grande Cristo Rei e de Cuiabá pela Ponte Sérgio Motta, passam a ter acesso ao centro de Várzea Grande pela FEB ou a outras regiões da cidade pela avenida Ulisses Pompeu de Campos, que se conecta à avenida Governador Júlio Campos, rota para o Norte (Sinop) e Oeste (Cáceres) do Estado.
Essa mesma rota é utilizada por aqueles que desejam se deslocar entre Várzea Grande e Cuiabá, e a recomendação é evitar a avenida da FEB, buscando rotas alternativas, como a avenida Murilo Domingos (31 de Março), que leva ao Grande Cristo Rei e à Região Centro Sul de Várzea Grande, passando pela Ponte Sérgio Motta e acessando Cuiabá pelo Coxipó, especificamente pela avenida Beira Rio.
O projeto atual do BRT inclui a extensão da obra até a Rotatória com a avenida Filinto Müller, conectando-a à avenida Arthur Bernardes, que serve como porta de entrada para o Aeroporto Marechal Rondon.
O pátio e a Estação Principal do VLT, que seriam utilizados anteriormente, serão adaptados para o BRT, com uma nova ligação pela Travessa Antônio Pereira, paralela à avenida Arthur Bernardes, que contornará o Aeroporto Marechal Rondon, proporcionando um novo acesso ao Grande Cristo Rei e à Região Centro Sul de Várzea Grande.
A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana destaca a importância de evitar o trânsito na avenida da FEB, e aponta outras opções para aqueles que se deslocam de Cuiabá a Várzea Grande, como a Rodovia Mário Andreazza, que se estende desde a avenida Miguel Sutil (Cuiabá) ou a avenida da Guarita (Várzea Grande) até as avenidas Ulisses Pompeu de Campos ou Governador Júlio Campos, permitindo o acesso ao centro de Várzea Grande.
Àqueles que utilizam a Ponte Sérgio Motta para se deslocarem de Cuiabá para Várzea Grande, é possível evitar a região do Zero Km e a avenida da FEB seguindo pela avenida Murilo Domingos (31 de Março), ao lado do Aeroporto Marechal Rondon, até o bairro Unipark, onde podem pegar a rua São Gonçalo (Jardim Ipanema) até chegar à rua Joaquim Tavares e rua Manoel de Paula, que se encontram com a avenida Arthur Bernardes (Centro Sul), próximo ao Fórum Trabalhista e à Ciretran de Várzea Grande, acessando assim o centro da cidade e outras regiões, evitando avenida da FEB.
As obras de recuperação do canteiro central da avenida da FEB fazem parte do projeto de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) e foram decididas pelo Governo do Estado após a paralisação das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em 2014, sem conclusão. O projeto atual também prevê a passagem do BRT pela avenida Couto Magalhães, na região central de Várzea Grande.
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