As festividades de Nossa Senhora da Guia encerraram nesse domingo (14.05) com três boas notícias aos católicos de Várzea Grande. A primeira é que as obras de restauração e ampliação terá apoio do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB). A segunda é a sanção da Lei nº 5051/2023, que formaliza o tombamento da manifestação centenária, tornado as festividades da padroeira patrimônio cultural, histórico e imaterial do município. Já a terceira, garante recurso para construção e instalação de uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Guia, com cinco metros de altura, na rotatória do Aeroporto Marechal Rondon, a qual virá acompanhada de motivos regionais, como pescadores.
Segundo o padre Tarcísio Camilo, a comunidade estava empenhada em uma força-tarefa para arrecadar fundos, sendo garantido R$ 20 mil dos R$ 85 mil para arcar com os custos de produção da imagem. Contudo, nesse domingo (14.05), durante a tradicional Missa em Ação de Graça ao aniversário da cidade, na matriz, igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade, a comunidade conseguiu a doação do restante do valor.
Leia também: Criança de 3 anos morre ao ficar trancado dentro de carro em residência de MT
A doação ‘in loco’ do restante do valor para aquisição da imagem foi feita pela família Campos. O deputado estadual e ex-governador Júlio Campos convocou sua família, o irmão, o senador e ex-governador do Estado, Jayme Campos para contribuir com a ação.
Padre Tarcísio Camilo afirmou que o local para contemplação de Nossa Senhora da Guia foi escolhido porque ela é também a protetora dos viajantes. “A cidade terá mais um cartão postal”.
Com informações da assessoria
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).