26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 15 de Agosto de 2017, 10:03 - A | A

Terça-feira, 15 de Agosto de 2017, 10h:03 - A | A

Descaso

Nenhum representante de VG comparece à audiência para debater extinção de Zona Eleitoral

Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução

TRE

 

Nenhum representante de Várzea Grande compareceu à audiência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), nessa segunda-feira (14.08), para debater a extinção de uma das três Zonas Eleitorais do município (20ª, 49ª, 58ª). O rezoneamento eleitoral foi imposto pela Resolução 23.520/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também prevê a extinção de Zonas em Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Ribeirão Cascalheira e Brasnorte.

No entanto, apesar da indignação popular, a extinção não mobilizou os representantes políticos de Várzea Grande, que não compareceram ao debate.

Na ocasião, o presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal, destacou que o Tribunal Superior Eleitoral, irá adotar o "corte" de Zonas, por conta de questões orçamentárias.

Entre os que lamentaram a falta de interesse do público no debate foi a presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso (SINDIJUFE-MT), Jamila Abrão Fagundes,

"Hoje é um dia em que representantes de todos segmentos sociais deveriam estar presentes e não há como dizer que não tinham ciência porque foi dada ampla publicidade de sua realização por uma semana. Nossa preocupação maior é com o cidadão eleitor e no segundo momento, também com a nossa categoria, porque o Judiciário federal passa por uma restruturação profunda e a Justiça Eleitoral e a Justiça do Trabalho têm sofrido inúmeros ataques sempre justificados pela questão orçamentária", pontuou Jamila Abrão.

O coordenador da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Mauro Sergio Rodrigues Diogo, em entrevista oticias, na semana passada, disse que para Várzea Grande não ter uma zona eleitoral extinta, o município teria que ter pelo menos 210 mil eleitores e atualmente o município tem pouco mais de 180 mil eleitores. Segundo o coordenador entre os critérios da resolução, a zona a ser excluída, em princípio, seria a zona com menor eleitorado e a zona mais recente, que é a zona 58.

A audiência buscou discutir com a sociedade uma alternativa para transferir as zonas eleitorais que deveriam ser extintas, para outras localidades de Mato Grosso.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760