Durante todo o período desse Carnaval, nenhum homicídio foi registrado nos locais de folia na Capital e no interior do Estado, o que ocasionou na redução de 17% no número de assassinatos. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SESP), que realizou balanço da operação de Carnaval 2020 nesta quinta-feira (27.02).
Nesse período também foram lavrados cerca de 150 flagrantes e quase 200 pessoas foram presas em todo o Estado.
Além disso, o Corpo de Bombeiros, que também participou da Operação, realizou 35 vistorias e interditou um estabelecimento particular em Campo Novo do Parecis (a 404 km de Cuiabá), que seria um ponto de Carnaval. O motivo, segundo o coronel Alessandro Borges, foi a falta de saídas de emergência suficientes.
Somente durante o Carnaval o Corpo de Bombeiros realizou 349 atendimentos pré-hospitalar e 42 buscas e salvamentos. Eles ainda foram chamados para o combate de quatro incêndios.
Cerca de 6 mil pessoas estavam envolvidas diretamente na operação, que contou com a participação da Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento de Trânsito (Detran), do Sistema Penitenciário, do Sistema Socioeducativo, bem como do Centro Integrado de Operações Aéreas.
Segundo o secretário interino adjunto de integração operacional da Sesp, coronel Juliano Chirolli, houve uma redução nos índices de criminalidade em relação ao ano passado e, para ele, isso é resultado de um planejamento antecipado. “O efetivo e o mesmo do ano passado, haja vista que não há concurso a alguns anos, o que houve foi um planejamento antecipado e uma integração ainda maior das forças”, explica.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).