20 de Novembro de 2024
20 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 01 de Março de 2024, 17:04 - A | A

Sexta-feira, 01 de Março de 2024, 17h:04 - A | A

1.888 Casas visitadas

Mutirão de limpeza contra a Dengue recolhe 40 toneladas de lixo em Várzea Grande

O plano de contenção para combater a Dengue, Zika e Chikungunya irá concluir sua primeira etapa em 13 de março.

Redação VGN

As equipes de Saúde e Serviços Públicos de Várzea Grande realizaram um Mutirão de Limpeza contra a Dengue na Região do Grande Cristo, recolhendo um total de 40 toneladas de lixo. A ação, que teve início em 26 de fevereiro, abrangeu quatro bairros e contou com a visita a 1.888 residências. O plano de contenção para combater a Dengue, Zika e Chikungunya irá concluir sua primeira etapa em 13 de março.

O mutirão, conduzido pelo Centro de Controle de Zoonoses e pela Subprefeitura do Cristo Rei, mobilizou agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos. Além da coleta de lixo, foram realizadas ações casa-em-casa para o tratamento de reservatórios de água e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Nos bairros Santos Dumont, Manga, Cristo Rei e 31 de Março, 350 residências apresentaram focos de criadouros do mosquito, enquanto 420 foram tratadas continuamente com larvicidas e 488 tiveram seus focos eliminados. Roseane Figueiredo Félix, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, destacou o engajamento dos moradores na ação, que resultou em uma grande quantidade de materiais recolhidos.

O responsável técnico da Subprefeitura do Cristo Rei, Aluísio Fernandes de Oliveira, ressaltou a importância do mutirão na prevenção da proliferação do mosquito transmissor da Dengue, enfatizando a necessidade de conscientização da população quanto ao descarte correto de lixo. Para ele, a participação ativa dos cidadãos é essencial para manter a cidade livre de focos do Aedes aegypti.

O trabalho de limpeza envolveu o uso de caçambas para o transporte de objetos maiores, como móveis velhos e eletrodomésticos, descartados de forma irregular nas vias públicas. Máquinas pesadas foram empregadas na limpeza de bolsões de lixo, contribuindo para a eliminação dos criadouros do mosquito.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760