O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil contra a diretora e o vigia da Escola municipal Professor Oscar da Costa Ribeiro, localizada no bairro São Mateus, em Várzea Grande.
Segundo inquérito, Odete Araújo de Almeida e seu esposo Roberto Hilário da Cruz, ambos funcionários lotados na unidade escolar, teriam abandonado a escola em janeiro de 2015, viajado para praia fora do recesso coletivo.
O casal ainda teria contratado um senhor identificado como Daniel, que administra a cantina da escola, para ficar como vigia da unidade de ensino enquanto os dois estavam em férias. A proposta ao Daniel seria no sentido de que os dias trabalhados como vigia, seriam descontados no aluguel da cantina.
A Secretaria Municipal de Educação informou na época dos fatos, que não tinha conhecimento sobre concessão de férias para Roberto Hilário Cruz por parte da administração. Sobre Odete Araújo, a pasta disse que a mesma já tinha tirado férias em 22 de julho de 2014 não sendo possível uma nova concessão, fora do período de férias coletivas.
As férias coletivas aos profissionais da Educação Escolar Básica que integram o quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, do exercício de 2014/2015, foram concedidas no período de 19 de dezembro de 2014 a 17 de janeiro de 2015.
Já sobre a contratação do senhor Daniel por parte do casal, a Secretaria explicou ao MP que a mesma não poderia ter sido realizada já que ele não fez contagem de pontos na rede municipal que o credenciaria para uma possível contratação.
Caso a denúncia seja comprovada, Odete Araújo e Roberto Hilário podem responder por improbidade administrativa devido à conduta ferir os princípios que norteiam a Administração Pública.
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