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Cidades Quarta-feira, 20 de Março de 2024, 08:42 - A | A

Quarta-feira, 20 de Março de 2024, 08h:42 - A | A

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Moradores do Paiaguás manifestam contra quedas de energia e rotina em "meia fase"

O morador afirmou, ainda, que a energia é tão fraca que nem os ventiladores funcionam

Adriana Assunção & Angelica Gomes/VGN

Com gritos de ordem como: “queremos energia”, “trabalhamos e precisamos descansar”, os moradores de Várzea Grande fecharam a avenida Filinto Muller na noite dessa terça-feira (19.03) para manifestar contra quedas de energia e rotina em "meia fase".

Em entrevista ao , o morador do Residencial Paiaguás, Uedismar Alves, relatou que os transformadores instalados para atender a região não suportam a quantidade de ares-condicionados.

“Ligamos para Energisa e eles vêm aqui e só dá uma voltinha. Escutamos do rapaz que iria fazer a troca do transformador, que ele iria fazer a troca, mas não iria garantir, em razão da quantidade de ares-condicionados”, declarou o morador.

Ele explica, que na noite anterior, houve queda de energia na madrugada. Eles ficaram sem energia entre 1h da madrugada até 15h de terça-feira, ou seja, ficaram por 14 horas sem energia, sendo registrado nova queda às 20 horas. “Por isso, estamos aqui, fazendo essa situação hoje. Para chamar atenção.”

O morador afirmou, ainda, que a energia é tão fraca que nem os ventiladores funcionam. Eles precisam abrir toda casa para tentar dormir, mas temem serem roubados. “Se você quer dormir ou você vai para área de sua casa, forra alguma coisa lá e vai dormir, ou você abre toda tua casa. Mas o bairro Paiaguás tem problema com roubo. Você tem coragem de abrir sua casa?”, criticou o morador.

Outro lado – Em nota, a Energisa lamenta os transtornos enfrentados pelos moradores do residencial Paiaguás e afirma que tem tratado o problema com prioridade e preocupação em Várzea Grande. "A companhia explica que grande parte dos circuitos que atendem a região, já recebeu investimentos - como a substituição e o implemento de novos transformadores e a troca de equipamentos instalados de forma subdimensionada por construtoras e que geram sobrecargas em períodos de ondas de calor."

Ainda segundo a nota, a empresa garante que só vai finalizar o trabalho com toda a rede pronta para atender bem a população, o que deve acontecer nas próximas semanas, com equipes de prontidão 24 horas para qualquer sobreaviso. "Outro ponto importante é a ampliação do combate ao furto de energia, que também tem prejudicado o fornecimento. O trabalho é apoiado pela polícia para responsabilizar e prender quem insiste em fazer ligações clandestinas. Para fazer denúncias, os canais de contato são: energisa.com.br; App: energisa on; 0800 6464 196; WhatsApp: 65 9999-7974."

 

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