30 de Setembro de 2024
30 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 01 de Setembro de 2021, 14:01 - A | A

Quarta-feira, 01 de Setembro de 2021, 14h:01 - A | A

avaliar a prevalência

Moradores de VG irão participar de pesquisa que monitora imunidade à Covid-19

Pesquisa inicia na próxima semana e deve se encerrar até 30 de setembro

Lucione Nazareth & Kleyton Agostinho/VGN

VGN / VG Notícias

Magda Duarte.

 Pesquisa inicia na próxima semana e deve se encerrar até 30 de setembro, informou técnica do Ministerio da Saúde 

 

 

 

Moradores de Várzea Grande, Cuiabá e de Santo Antônio do Leverger serão visitados a partir da próxima semana por servidores do Ministério da Saúde com objetivo de coletar amostras de sangue para avaliar a prevalência da infecção por Covid-19. O estudo irá mostrar o comportamento do vírus nas cidades de Mato Grosso.

De acordo com a técnica do Ministério da Saúde, Magda Duarte, na primeira fase da pesquisa, foram realizadas ligações para as pessoas residentes dos municípios selecionados para agendar e realizar a coleta. Agora será iniciada a segunda etapa em que a equipe vai até à casa das pessoas selecionadas, cujo agendamento não foi realizado porque não foi possível fazer contato telefônico.

Leia Também - Governo do Estado abre inscrições de seletivo para contratação de servidores na Politec

A expectativa é de que a pesquisa seja concluída até o dia 30 de setembro, sendo que ao todo 1.233 casas serão visitadas em Várzea Grande, Cuiabá e de Santo Antônio do Leverger, e coletadas 4.193 amostras. “Os participantes serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19, apontando quem já foi contaminado ou desenvolveu imunidade após a vacinação”, explicou Magda.

Ela contou que o teste deve verificar o comportamento do vírus na pessoa contaminada. “Nós não queremos conhecer as infecções novas porque isso a Saúde já está fazendo. Nossa intenção é entender um recorte de pessoas que tiveram contato com o vírus e como ele se comportou. Se gerou Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave, se gerou internação”.

Conforme a técnica do Ministério da Saúde, a pesquisa trabalhará com pessoas selecionadas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (a PNAD Covid-19), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e que as informações sobre a identificação dos participantes ficarão em sigilo.

Duarte contou que os servidores irão à casa das pessoas e coletaram o sangue de acordo com o dia e horário definido pelo participante. Os técnicos que farão a coleta nas residências, conforme ela, estarão uniformizados com crachá de identificação, camiseta e boné com a marca da campanha.

“Os profissionais estarão uniformizados, com jalecos, com a camisa da pesquisa. Eles sabem responder às dúvidas que a população tiver sobre o tema. Também caso ainda não sintam confortável abrir o portão a população pode ligar no 163, Ouvidoria do SUS, no canal número 5, e tirar dúvidas se a pessoa faz parte da pesquisa”, destacou.

Ainda segundo ela, as amostras podem ser usadas pelo Ministério da Saúde futuramente para verificar outras informações relacionadas ao coronavírus. “No momento o interesse da pesquisa é verificar a prevalência. Para outros fins da pesquisa, o Ministério da Saúde vai armazenar um BioBanco que vai ficar disponível por cinco anos e nós podemos ter outras perguntas para responder mais à frente, mas para isso contamos com ajuda da população”, revelou.

Importante destacar que o resultado da amostra da pessoa participante na pesquisa será divulgado em no máximo 30 dias. O Ministério da Saúde pretende apresentar o resultado final da pesquisa, que também é realizada em outros Estados, e será publicada em novembro deste ano.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760