Nesta quinta-feira (01.12), o Ministério da Saúde lança a campanha “Nós podemos construir um futuro sem AIDS”. A data marca o dia D na luta contra a AIDS, com ações de orientação para prevenir a transmissão do vírus HIV e também sobre o tratamento da doença.
Em Mato Grosso, de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram registrados 446 casos de AIDS em adultos em 2016, sendo que os municípios com maior incidência da doença foram Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande. No mesmo período, foram notificados 632 casos do vírus HIV.
A SES recomenda que todos os municípios intensifiquem a realização de testes para HIV nesse período, com campanhas e ampliação do horário de atendimento. Essa iniciativa busca alcançar um maior número de pessoas e, caso o vírus seja notificado, que elas sejam encaminhadas para início de tratamento.
Também é importante notificar os casos e realizar a busca ativa de pacientes que já estão em tratamento. Essas ações irão proporcionar maior qualidade de vida ao paciente e nortear as ações do Estado e do município. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 827 mil pessoas vivem com HIV.
Nos últimos 20 anos, a taxa de mortalidade da doença caiu 42,3%. O diagnóstico e início precoce do tratamento, antes do surgimento dos primeiros sintomas, podem ajudar a reduzir ainda mais as mortes provocadas pela AIDS.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).