A forte chuva que atingiu município de Cáceres (a 218 km de Cuiabá), no último sábado (10.02), afetou cerca de 7 mil famílias, deixando 10 delas desabrigadas, conforme dados do relatório da Defesa Civil. Cerca de 100 casas ficaram danificadas, além de outras edificações e prédios públicos.
Ainda de acordo com os dados, 17 bairros foram os mais afetados pelo desastre, sendo Betel, Cavalhada I, Cavalhada II, Cavalhada III, imediações da Praça da Feira, Cidade Alta, Cohab Velha, Espirito Santo, Maracanãzinho, Marajoara, Vila Irene, Vila Mariana, Vila Nova, São José e Residencial Ana Paula.
Já em menores proporções, os bairros Junco, Cohab Nova, Santa Cruz que apresentaram grande acumulo de água, porém com menores estragos.
A Defesa Civil destacou que ainda na noite de sábado (10), após reunião com o prefeito interino, Dr. Odenilson Silva, foram executadas missões de busca, salvamento e resgate das pessoas, impossibilitadas de sair de suas residências devido às fortes chuvas e alagamentos que atingiram boa parte da cidade.
As famílias foram levadas para Escola Técnica Estadual “Professor Adriano Silva”, ponto de acolhimento determinado pelo prefeito Odenilson. Uma estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também foi improvisada no local.
No domingo (11), as equipes trabalharam com arrecadações de alimentos, colchões, água potável, produtos de limpeza e higiene pessoal, com a devida distribuição nos locais impactados dos materiais recebidos no ponto de apoio.
As famílias seguem sendo amparadas no ponto de acolhimento e doações continuam, assim para os trabalhos externos para desobstruir os pontos necessários a fim de maximizar os resultados.
O relatório foi encaminhado para Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Federal e Sistema S2ID para mantê-los informados da situação constada no presente relatório a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.
Leia mais - Forte chuva deixa casas e ruas alagadas em Cáceres; prefeito interino cria comitê de crise
Bombeiros receberam mais de 160 chamadas relacionadas às chuvas em Cáceres
Pós-enchente, prefeita de Cáceres quer levantamento de famílias afetadas para mitigar danos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).