A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (03.10), que as eleições municipais deste ano contarão com a atuação de 5.095 agentes de segurança. Entre os profissionais envolvidos estão policiais militares, civis e federais, além de membros do Exército, Bombeiros, Marinha, guardas municipais, servidores da Funai e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).
Ao todo serão 2.292 policiais militares, 1.184 civis, 752 membros do Exército, 402 bombeiros, 250 de serviços requisitados, 183 policiais federais, 121 membros da Marinha, 64 guardas municipais, 52 servidores da Funai, 30 da Secretaria de Mobilidade Urbana e 15 da Secretaria de Estado de Segurança pública.
A desembargadora destacou que, além do reforço na força de segurança, a novidade deste ano será o Vigia Mais Mato Grosso, com instalação de câmeras de monitoramento. Ao todo, serão 7 mil câmeras, das quais 1.800 serão instaladas em 121 escolas.
“Através dos nossos celulares teremos condições de praticamente monitorar todo o Estado de Mato Grosso através das câmaras e ali nós podemos verificar se há algum tumulto em alguma escola. Quem resolve as questões geralmente são os juízes eleitorais, mas estamos aqui para dar apoio e corrigir os excessos”, frisou a desembargadora.
A presidente do TRE explicou que cada município contará com um juiz responsável, que estará em contato direto com o juiz eleitoral para atender qualquer eventual necessidade. Além disso, cada juiz será acompanhado por um oficial, garantindo a segurança dos eleitores e de todos os envolvidos no processo eleitoral.
Ainda durante a coletiva, foi divulgado um cronograma de outros segmentos que participarão diretamente dessas eleições, sendo 31.811 mesários, 13.261 demais colaboradores, 597 técnicos de urnas, 284 servidores efetivos, 187 terceirizados 187, 125 técnicos de satélite, 88 juízes auxiliares 88, 57 estagiários 57, também 57 juízes eleitorais 57 e 57 promotores eleitorais.
A votação terá início às 7 horas e encerrando ás 16 horas. Alguns municípios seguirão o horário de Brasília, então para eles a votação será das 08 horas às 17 horas. Confira os municípios:
Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Querência, Canarana, Ribeirão da Cascalheira, Barra do Garças, Araguaiana, Torixoréu, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho e General Carneiro.
Leia também - Flávia gasta mais do que arrecada, Kalil recebe R$ 3 milhões e Miltão não declara gasto de dinheiro do PSOL
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).