Envelhecer com segurança, comodidade e paz, são alguns desejos que temos quando jovens para a velhice. Contudo, os casos de violência física e psicológica, maus-tratos e negligência contra idosos em Mato Grosso mostram uma realidade diferente.
Um levantamento do Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), em conjunto a Secretaria de Estado de Saúde apontou que 444 pessoas idosas foram violentadas, entre o período de 2015 a 2018 no Estado.
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) apontou também que 1.067 casos de ameaça contra idosos foram registradas em MT. Em comparação ao mesmo período do ano passado, foram 1041 ocorrências, obtendo 2% de aumento.
A maioria dos casos foram pessoas que sofreram agressão física, com 323 ocorrências, além de psíco e moral, com 110 registros. Outras ocorrências foram registradas em residências, somando 268. O relatório também aponta que a maioria dos agressores são desconhecidos, com 114 casos notificados.
Segundo a Sesp, todos os casos registrados foram coletados, via boletins de ocorrências, pelas delegacias da Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso. (Com AL/MT).
No próximo sábado (15.06) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída há 13 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).