A concessionária Energisa informou na manhã deste sábado (12.11), que acionou estado de alerta devido uma nova frente fria neste fim de semana. Por causa da previsão de chuva forte até a próxima quarta-feira (16), equipes estão mobilizadas e de sobreaviso durante todo o feriadão.
Segundo a concessionária, a maior preocupação é com a queda de raios e ventos fortes, que geralmente lançam vegetações nas redes. Já foram iniciados regimes de contingência com reforço de equipes para reparos em 24 municípios de Mato Grosso.
Entre os municípios estão Chapada dos Guimarães, Poxoréu, Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Nova Maringá, Brasnorte, Água Boa, Primavera do Leste, Tapurah, Vera, Nova Olímpia, Rio Branco, Itanhangá, Nova Xavantina, Campo Verde, Cláudia, Guiratinga, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Rondolândia, Ipiranga do Norte, Nova Monte Verde, Sorriso, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Querência, Comodoro, Jaciara e Jangada.
A empresa também pediu atenção à população quanto à segurança. "Ao ver cabo partido, ainda que seja de telefonia, cabo ou internet, não toque, ele pode estar energizado. O correto é isolar a área e chamar a Energisa, destacando o risco à vida. Nestes casos, o atendimento é uma prioridade", alertou a Concessionária.
Conforme a Energisa, nessa sexta-feira (11), em Sinop, descargas elétricas sequenciais atingiram a rede na região do Residencial Florença, danificando o sistema de proteção de energia, com a incidência de fogo.
O trabalho de reparo teve o apoio do Corpo de Bombeiros e foi necessário interromper o fornecimento no trecho para que as equipes trabalhassem em segurança.
"Os raios têm tamanha força que podem até romper um fio ou parte dele. Esse contato com o solo, faz com que a sobretensão seja toda descarregada ali. Há situações até de incêndio. Então há risco de choques graves. Por isso, é necessário atuar rápido. Energia é fundamental, mas também é coisa séria", reforçou Herson Gomes, coordenador regional de operações na Energisa Mato Grosso.
Mato Grosso registrou, de janeiro de 2020 até semana passada, mais de 46 milhões de descargas elétricas. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e compilados por meio de um serviço contratado pela Energisa para monitoramento do clima e apoio à operação. Foram 15 milhões só em 2022.
Os contatos da companhia para acionamentos pelos clientes são: Energisa ON (aplicativo), energisa.com.br, Call Center: 0800 6464 196 e WhatsApp (Gisa): 65 99999-7974.
Leia também
Kalil aponta investimentos, mas alerta que solução não é mágica: “não tenho varinha de condão”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).