Marcelo Cruz, morador há 20 anos da região da Lagoa do Jacaré, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, enviou um vídeo ao oticias relatando o descaso do Poder Público com a limpeza do local.
Segundo ele, a região seria uma Área de Preservação Permanente (APP), mas está completamente abandonada.
O morador afirma que pessoas catam entulhos no local e que ali é considerado praticamente um lixão.
“Sou morador aqui há 20 anos e faço um apelo ao Poder Público Municipal e Estadual. Precisamos de ajuda, precisamos que seja feita a limpeza da área e a proteção dela também. Estamos sendo prejudicados com esses lixos diariamente”, afirmou Marcelo.
O morador ainda aponta quais tipos de lixo são possíveis encontrar no local. “Olha só o que podemos encontramos aqui, sacos de lixo, resto de cimento, telhado, tábua, poda de árvores, caixa d’água, sofá, aqui parece mais as “Casas Bahias”, é para rir e chorar ao mesmo tempo, mas infelizmente essa é a realidade da Lagoa do Jacaré”, declara.
Marcelo ainda acrescenta que a Lagoa fica nos fundo do Supermercado Bom Jesus e e relata outro descaso: o descarte irregular de garrafas de refrigerante e cerveja.
“Aproveitando o gancho, os caminhoneiros que fazem a descarga e carga do supermercado também, infelizmente estão jogando garrafas de refrigerantes e cervejas aqui. Como todos consideram aqui como o novo lixão do Grande Cristo Rei, eles estão pegando o gancho também”, frisa o morador.
Indagado se a Prefeitura ou a Secretaria de Serviços Públicos teriam sido informadas da situação, o morador disse que passou um caminhão por lá, mas só levou a primeira viagem e não voltou mais.
“Há três semanas veio uma máquina da Prefeitura a mando de superiores e a máquina amontoou os entulhos e um caminhão fez apenas uma viagem”, disse o morador.
Outro Lado – Em entrevista ao oticias o secretário de Serviços Públicos de Várzea Grande, Breno Gomes, disse que a população não ajuda o município, e que ela deveria se conscientizar onde é o lugar de jogar lixo.
“Infelizmente isso é uma das dificuldades que o município tem, nós temos alguns pontos que a população não ajuda o município. A população tem que se conscientizar que ali não é o lugar de jogar lixo”, declarou.
O secretário ainda acrescentou que a população deve procurar a Secretaria do município, ou a Subsecretaria do Cristo Rei. “Lá nós temos caminhões, máquinas e a pá carregadeira, que podemos remover esses lixo e levar até a destinação correta”, afirmou o secretário.
Breno ainda frisou que cada despesa dessas de limpeza que gera gastos para o município, gera também um aumento de impostos para o próprio contribuinte, no caso o IPTU, que é o aumento a taxa de limpeza.
Já o coordenador da subprefeitura do Cristo Rei, Aloísio Fernandes, explicou ao oticias que os dois locais que a população mais joga lixos são a região da lagoa do Jacaré e bairro Hélio Ponce, e já estão sendo feitas as limpezas.
“A região da lagoa do Jacaré e bairro Hélio Ponce são os locais que o povo mais joga lixo. Estamos fazendo uma limpeza no bairro Hélio Ponce, e posteriormente faremos lagoa do jacaré”, disse.
Confira o vídeo e as imagens encaminhadas ao VG Notícias.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).