O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), Gilberto Figueiredo (DEM), em entrevista à imprensa nessa quinta-feira (20.08), afirmou que o Governo irá aproveitar o momento de platô da pandemia Covid-19 – decréscimo no número de casos e número de óbitos -, para realizar um inquérito epidemiológico em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que irá identificar e classificar o grau de imunização da população.
Ele explica que a dinâmica do vírus pode ter chegado numa situação em que a taxa de incidência da população já é significativa, isto é, o vírus começa a encontrar menos pessoas para infectar.
“Deve começar em setembro o estudo. Vamos avaliar 5 mil pessoas em vários municípios do Estado, para que a gente possa interpretar o nível de incidência da doença, ou seja, qual o percentual da população que já teve contato com o vírus, para a gente saber a dimensão daquilo que se chama imunidade rebanho e como está a situação do nosso Estado”, disse Figueiredo.
Gilberto disse que desde o colapso, a Saúde estadual só tem um motivo para “comemorar”, a redução dos pacientes internado, seja nas enfermeiras ou nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs): “A tendência é que aumente o número de casos por força da testagem. Melhor indicador que a gente pode comemorar nesse momento, se a algo para ser comemorado na pandemia, é a redução do nível de hospitalização, seja dos que chegam aos leitos de enfermaria, seja daqueles que estão chegando aos leitos de UTIs” , pontuou.
Gilberto alertou ainda, que a população mantenha os cuidados que evite o contágio do vírus: “Primeiro, a pandemia não acabou, a pandemia só vai acabar quando achar uma vacina, vamos conviver com esse vírus por muito tempo, vamos ter que aprender a conviver com isso, não podemos relaxar e vamos se Deus quiser ter uma vacina para proteger a todos”, declarou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).