O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), homologou a "Situação de Emergência por Estiagem" em quatro municípios do Estado, incluindo Sorriso (a 420 km de Cuiabá). O reconhecimento de emergência permite que o município receba ajuda humanitária e, com a chancela da União, as Prefeituras podem obter recursos para enfrentar a estiagem.
O decreto de situação de emergência de Sorriso foi publicado pelo município em dezembro de 2023 e homologado pelo Governo Federal na última sexta-feira (16.02). Ou seja, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, reconheceu antes do Governo do Estado.
Conforme o decreto estadual, a situação terá vigência de 90 dias, ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, podendo ser prorrogada por mais 90 dias. Já o decreto do Governo Federal tem validade de 180 dias, considerando as ondas de calor que trazem prejuízos econômicos e sociais, com a redução na produção.
Durante a espera pela homologação, Sorriso sofreu com uma forte chuva que provocou alagamentos em vários pontos da cidade. Entretanto, ao contrário de Sorriso, o Governo de Mato Grosso homologou com mais agilidade a situação de emergência por estiagem nos municípios de Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Água Boa. Os três municípios publicaram os decretos municipais em janeiro deste ano.
Leia também:
Governo federal reconhece situação de emergência em Sorriso
Deputado Lúdio critica Governo de MT por ignorar situação de emergência em municípios
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).