Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vaiaram o governador Mauro Mendes (União) durante discurso, na noite desta quarta-feira (31/07) na entrega do Residencial Colinas Douradas I e II, em Várzea Grande.
A população presente no evento, que é contra a Lei do Transporte Zero — que veta a pesca, o armazenamento e o transporte de peixes provenientes dos rios estaduais — chamou o governador de fascista, alegando que ele não respeita os pescadores.
Após a manifestação dos presentes na cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou e disse que sairá de Várzea Grande comprometido em entender o que aconteceu com os pescadores mato-grossenses. “Muitas vezes podemos consertar ou, se estiver correto, dizer que está correto. Mas vou me inteirar do processo para que possamos ajudar o Estado e cada pessoa”, enfatizou Lula.
Defensor da categoria de pescadores, o deputado estadual Valdir Barranco (PT), durante discurso, afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não decidiu sobre a Lei do Transporte Zero. Apenas o ministro André Mendonça negou o pedido do MDB, PSD e da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) que tentava suspender a lei que, na prática, proíbe a pesca profissional nos rios de Mato Grosso e entrou em vigor este ano.
“Apenas o ministro Mendonça está dificultando, mas o presidente Lula, através de todos os seus ministérios, Ibama, Advocacia-Geral da União, Defensoria Pública da União e Procuradoria-Geral da República, já estão manifestando a inconstitucionalidade da lei”, enfatizou o petista.
Sob intensas vaias, o governador Mauro Mendes (União) insistiu em afirmar que a Lei do Transporte Zero é legítima e constitucional. “Então eu espero sinceramente que, assim como os produtores e mais de 70% dos mato-grossenses que hoje nos aplaudem, daqui a cinco anos, não para minha satisfação, mas para o bem de vocês, vocês possam reconhecer que nós fizemos o melhor para os pescadores”, discursou Mauro Mendes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).