Curso realizado pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública em Cuiabá, onde a GMVG está representada por três guardas municipais que serão capacitados nesta filosofia de polícia comunitária e posteriormente, compartilharão seus conhecimentos com os demais colegas da GMVG.
Os alunos terão que fazer pelo menos um projeto exequível a ser aplicado em atividade de polícia comunitária. Entre os alunos do curso, estão também guardas municipais de Goiânia, Palmas, Campo Grande, Ariquemes - Rondônia e Boa Vista - Roraima.
O curso tem disciplinas como:
Relações interpessoais e formas de intervenção, direitos humanos, mediação de conflitos, polícia comunitária e sociedade, mobilização social e estruturação de conselhos comunitários, gestão pela qualidade na segurança pública.
A Polícia Comunitária é uma filosofia de trabalho que visa aproximar a polícia da comunidade, interagindo com a comunidade para resolver demandas locais e prevenir crimes. Os princípios da Polícia Comunitária são: ética, legalidade, responsabilidade e confiança.
Para o Secretário Municipal de Defesa Social de Várzea Grande, Cel PM RR Alessandro Ferreira da Silva, este curso traz de volta a aplicação da filosofia de Polícia Comunitária que visa interagir as forças de segurança, dentre as quais a Guarda Municipal de Várzea Grande está inserida, trazendo os conceitos e aplicação prática destes conceitos para com a comunidade, aproximando cada vez mais a segurança pública com a população do município. Isto proporciona maior sensação de segurança aos munícipes que se sentem mais seguros com a presença da Guarda Municipal em suas diversas comunidades.
Leia também - Pivetta diz que vitória de Moretti em VG é recado da população a todos: "o poder é do povo"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).