A secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira, afirmou em entrevista à reportagem do , que um levantamento para averiguar se as famílias afetadas pelas chuvas já são referenciadas no município e se já foram contempladas com residenciais ou casas.
Conforme a secretária, é necessário saber se existem famílias contempladas com moradias, mas que ainda estão morando em área de risco. “Sim, então é preciso essa investigação, pois precisamos entender o porquê que voltou naquela situação. Mas cada caso é particular, e a Secretaria tem que ter essa sensibilidade de ir até à comunidade ouvir e buscar soluções. E essas soluções só são construídas coletivamente”, declarou Vieira.
Questionada pela reportagem do , se a Secretaria tem os números de quantos atendimentos foram realizados neste período, Ana citou que na última chuva que atingiu o bairro Mangabeiras, a equipe da Secretaria percorreu o bairro e 22 famílias afetadas foram referenciadas, cadastradas e acompanhadas.
“Neste período de chuva a equipe está nas ruas visitando as comunidades, as famílias, com outras Secretarias, pois às vezes não cabe só a Assistência Social, mas também diz respeito às outras pastas como Defesa Social, Obras, Serviços Públicos. Mas nós visitamos essas famílias, fizemos um levantamento e buscamos parceiros”.
Ana Cristina enfatizou que o município conta com quatro Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), as famílias em situação de vulnerabilidade, bem como todos aqueles que precisam, podem procurar um dos Cras mais próximo, para ser referenciado e acompanhado pela Secretaria.
Leia também
Governo paga benefício do “Ser Família Emergencial” na próxima terça (08)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).