Devido à falta de repasses de doses por parte do Ministério da Saúde, municípios de Mato Grosso já informaram que falta vacina pentavalente em unidades básicas de saúde. A escassez das doses está atingindo o Sistema Único de Saúde (SUS) de diversos Estados do país.
O Ministério da Saúde informou neste mês, por meio de nota, que desde agosto do ano passado vem encontrando dificuldades para distribuição tudo porque 3,2 milhões de doses da pentavalente, produzidas pela empresa indiana Biological, foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária naquele mês. Na época, o laboratório teria descumprido requisitos de qualidade e isso culminou na solicitação de recolhimento e substituição das vacinas por parte da Organização Pan-Americana de Saúde.
No mês de outubro chegou a ser distribuídas algumas doses da vacina para os Estados repassar aos municípios, porém, o volume foi muito baixo que culminou com a falta da vacina nos postos e demais unidades de saúde do SUS.
Neste mês de janeiro o Ministério Saúde anunciou nova liberação de doses da vacina, sendo que para Mato Grosso um total de 38 mil em duas remessas, entre os dias 08 e 09 deste mês. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que recebeu 37.900 mil doses e que elas serão distribuídas aos municípios até o final desta semana.
De acordo com levantamento da Gerência Estadual do Programa de Imunização, em 2019, Mato Grosso recebeu em torno de 120 mil doses da vacina pentavalente, sendo que o necessário era 360 mil doses. A SES/MT informou que o Ministério da Saúde garantiu que até fevereiro deste ano o estoque de vacinas deve ser normalizado.
Diante de toda essa situação, o procurador da República, Carlos Augusto Guarilha de Aquino Filho, instaurou um Inquérito Civil para apurar o desabastecimento de vacina polivalente nas unidades básicas de saúde de Mato Grosso.
Lembrando que vacina pentavalente imuniza contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).