02 de Janeiro de 2025
02 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 08:34 - A | A

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 08h:34 - A | A

procedimento endoscópico

Estado não acata liminar e paciente internada no PS/VG aguarda procedimento há quase 40 dias

Após o VG Notícias apurar o caso, o procedimento foi liberado ainda nessa terça (29)

Gislaine Morais/VGN

Thalita Caroline Fialho de Carvalho, 28 anos, está internada há quase quarenta dias no Pronto-Socorro de Várzea Grande (PS/VG), aguardando a liberação de um procedimento endoscópico que serve para diagnosticar e tratar doenças do pâncreas e das vias biliares, chamado Colangiopancreatografia Retrógrada (CPRE).

Natalia Carvalho, irmã de Thalita entrou em contato com o na tarde dessa terça-feira (29.10), alegando que a família já não sabe mais o que fazer, pois conseguiram liminar para que esse procedimento fosse liberado e mesmo assim nem o Estado e nem o Município acataram o prazo de 10 dias da decisão judicial.

“Minha irmã tem uma pedra que saiu da vesícula e está indo para o pâncreas e ela precisa fazer esse procedimento. Ela tem quatro filhos, possui um cisto no ovário que também precisa tratar, além de ter Lúpus, uma doença na qual faz muito uso de corticoide. Então eles precisam conseguir esse procedimento o mais rápido possível”, desabafou.

Questionada quando começou a peregrinação da família, Natalia explicou que Thalita foi atendida primeiramente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristo Rei e depois transferida para o PS/VG, onde passou por vários exames, até o médico detectar que ela necessitava do procedimento CPRE para concluir o diagnóstico.

Segundo ela, o exame chegou a ser liberado e Thalita iria para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) realizar o procedimento e depois retornaria para o PS/VG. Contudo, Natalia disse que no dia 09 de outubro a Central Estadual de Regulação atualizou o sistema e o procedimento passou de liberado para pendente.

“Isso foi uns dias antes da eleição municipal. Depois disso tentamos contato com a central e não informaram o que havia acontecido. Agora a central fala que o problema está no PS que não libera a minha irmã para o exame e no Pronto-Socorro falam que a culpa é da Central de Regulação. Isso está difícil, precisamos de uma resposta”, salientou Natalia.

Outro lado

A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que informou que a demanda foi encaminhada ao setor responsável e que em breve retornaria.  Contudo, até o fechamento da matéria não houve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação.

O conversou com a secretária interina de Saúde de Várzea Grande, Maria das Graças Metelo, Gracinha, e segundo ela, o procedimento foi solicitado para Central Estadual de Regulação na data de 06/10/2024, sendo na data de 09/10/2024, solicitado a transferência para Unidade de referência, o que vem sendo acompanhado e cobrado pelo Núcleo Interno de Regulação(NIR) do Pronto-Socorro junto, a Central Estadual.

"Informamos o Município de Várzea Grande Pactuado com o Município de Cuiabá conforme PPI, para realização deste procedimento. A paciente vem recebendo toda atenção e suporte necessário dentro desta unidade de saúde até que seja realizado a sua transferência para unidade de referência", diz trecho da nota.

Atualizada às 08h50 - Após o VG Notícias apurar o caso, o procedimento foi liberado ainda nessa terça (29). A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (30), pela secretária interina de Saúde, Gracinha. 

Atualizada às 09h20 - A assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a paciente Thalita será transferida nesta quarta-feira (30.10) para o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.

Leia também - Prefeitura de VG é condenada a pagar diferenças salariais a servidores contratados na Saúde

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760