A licitação que prevê a construção e a readequação do Sistema de Abastecimento de Água de Barão de Melgaço (a 128 km de Cuiabá) deve ser aberta em 60 dias pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid).
De acordo com o Gabinete de Comunicação do Estado (Gcom), a necessidade de restruturação da rede de abastecimento de água de Barão veio à tona no ano passado após a realização de estudos técnicos do Programa Municipal de Saneamento Básico (PMSB), fruto de convênio entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), UFMT e Secid, executado em 108 municípios mato-grossenses. Na ocasião, técnicos do PMSB detectaram coliformes fecais na água que chega à população local, o que levou o município a decretar situação de emergência em agosto de 2016.
O secretário Wilson Santos pediu celeridade à equipe da Secretaria das Cidades no processo licitatório do sistema de abastecimento e cobrou empenho do novo prefeito de Barão de Melgaço, Elvio de Souza Queiroz, presente na reunião. “Vamos dar andamento à licitação para construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e readequação da atual rede, mas precisamos de envolvimento do município”, disse ele ao chefe do executivo municipal, ressaltando a importância do trabalho da universidade federal nesse contexto.
Segundo o prefeito, a vontade da nova gestão de Barão é organizar o abastecimento de água na cidade. “A gente faz o compromisso de dar suporte ao trabalho da Funasa, UFMT e Secid”, complementou o assessor especial do prefeito, Antonio Cosmo da Silva.
A coordenadora do PMSB, a professora da UFMT Eliana Rondon ressaltou que o cenário encontrado em Barão de Melgaço é crítico devido ao abandono do sistema de abastecimento de água ao logo dos anos. “É uma coisa fora do normal. Não houve nenhuma manutenção do sistema. É impossível acreditar que um sistema de abastecimento vai funcionar por si só”, ponderou, solicitando também participação do executivo municipal.
A obra a ser licitada inclui a construção de uma nova Estação de Tratamento de água e a ampliação e adequação do atual sistema de distribuição. O orçamento previsto é de R$ 2,79 milhões. Todo o processo licitatório dura em média 90 dias.
A cidade de Barão de Melgaço é abastecida pelas águas do rio Cuiabá e mais oito poços, responsáveis pela complementação do serviço. De acordo com equipe da superintendência de Saneamento da Secid, o manancial tem capacidade suficiente para abastecimento do município, porém devido ao “grande desnível” geométrico entre alguns bairros e a ETA é preciso o redimensionamento da rede, trabalho este contemplado no projeto em questão.
Desde agosto do ano passado, quando foi apurada a falta de qualidade da água na localidade, o Governo do Estado, por meio da secretaria adjunta de Proteção e Defesa Civil e da superintendência de Saneamento da Secid, atua na cidade de forma emergencial para evitar a contaminação dos moradores, inclusive com a distribuição de filtros. As ações têm apoio da universidade e da Funasa.
Atualmente, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Barão possui 7,5 mil habitantes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).