03 de Dezembro de 2024
03 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 30 de Outubro de 2012, 08:53 - A | A

Terça-feira, 30 de Outubro de 2012, 08h:53 - A | A

Equipes Volantes de Mato Grosso recebem acompanhamento do Governo Federal

Equipes atendem pessoas que residem em regiões de baixa densidade populacional dos municípios

Assessoria/Setas-MT

 

Os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) representam o grande ativo na aplicação da Política Nacional de Assistência Social. São pessoas responsáveis pela execução, orientação, tipificação e atendimento do usuário que está na ponta do sistema, esperando o poder público cumprir a legislação e garantir seu direito de ser assistido.

No ano passado, o Governo Federal criou o mecanismo das Equipes Volantes para atender as pessoas que residem em regiões de baixa densidade populacional dos municípios brasileiros e incluí-las no Cadastro Único dos Programas Sociais. Um trabalho árduo, desenvolvido em comunidades rurais, ribeirinhas, regiões de assentamentos, áreas indígenas e quilombolas.

Para monitorar e verificar in loco o trabalho das Equipes Volantes de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) recebe esta semana (entre os dias 29.10 e 01.11) a visita da consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Queli Anschau.

De acordo com a consultora, o Governo Federal está monitorando o trabalho desenvolvido pelas Equipes Volantes dos municípios para fazer novos indicativos e estabelecer outros parâmetros no desenvolvimento da Gestão dos Trabalhadores do Suas.

“Nossa missão em Mato Grosso é verificar quais as dificuldades e iniciativas exitosas encontradas nos municípios do Estado. Não queremos tão somente monitorar, mas verificar também as condições de trabalho das Equipes Volantes, número mínimo de trabalhadores envolvidos, provocando o debate para a gestão do trabalho. A consolidação do Suas, enquanto política pública, depende muito da valorização e o estabelecimento de uma política de valorização para os trabalhadores da assistência social”, afirmou a consultora.

Para a primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa, a vinda de um representante do MDS é muito importante para o Estado e para os municípios. “Precisamos desse diálogo aberto e direto com o MDS para o esclarecimento de dúvidas e a correção dos eventuais gargalos encontrados no Estado na execução da Política Nacional de Assistência Social”, disse a secretária.

A equipe da Setas e a consultora do MDS farão o monitoramento das Equipes Volantes nos municípios de Jaciara, Porto Esperidião e a comunidade Morrinhos, de Santo Antônio do Leverger.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760