18 de Novembro de 2024
18 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 20 de Novembro de 2021, 11:00 - A | A

Sábado, 20 de Novembro de 2021, 11h:00 - A | A

FIQUE ATENTO

Enem terá medidas de segurança contra Covid-19; mais de 51 mil candidatos devem fazer prova em MT

Uso de máscaras será obrigatório nos locais de aplicação das provas

Lucione Nazareth/VGN

Shutterstock

vgn_enem mascara

 

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá medidas de segurança contra a Covid- 19. Assim como ocorreu no ano passado, o uso de máscara facial será obrigatório nos locais de aplicação das provas, tanto na versão impressa, quanto na versão digital, que serão realizadas neste domingo (21.11). O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.

O Ministério da Educação informou que dentro de sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso isso não seja feito, o participante será eliminado. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação.

A pasta orienta que toda vez que retirar a máscara, os participantes não podem tocar na parte frontal dela, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame.

Leia Também - Várzea Grande registra queda de 57% nas inscrições para Enem 2021

Outra regra que irá valer é o distanciamento social. As salas estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes.

Ainda segundo o Mistério, candidatos diagnosticados com coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas (como tuberculose, coqueluche, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela, e outros) na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de prova (no próximo dia 28) do Enem não devem comparecer aos locais de prova e podem solicitar a reaplicação do exame.

No caso destes candidatos, eles terão até cinco dias úteis depois do Enem para pedir para participar da reaplicação da prova. O pedido deverá ser feito na Página do Participante, acompanhando de documentos comprobatórios.

Em Mato Grosso um total 51.055 mil pessoas se inscreveram para fazer o Enem de 2021. Em Várzea Grande, neste ano de 2021, 4.052 mil devem fazer a prova.

Leia Mais - Baixo interesse: números de inscritos no Enem em MT sofre redução de quase 50%

No primeiro dia de prova, neste domingo (21), os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760