19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 12 de Novembro de 2022, 08:17 - A | A

Sábado, 12 de Novembro de 2022, 08h:17 - A | A

FIQUE ATENTO

Enem mantém medidas de segurança contra Covid; mais de 57 mil candidatos devem fazer prova em MT

Quem estiver com Covid ou com sintomas das doença estão proibidos de comparecer aos locais de prova

Lucione Nazareth/VGN

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terá medidas de segurança contra a Covid- 19. Segundo o Ministério da Educação, o uso de máscara facial segue sendo obrigatório nos locais de aplicação das provas, exceto nos Estados e municípios onde esse uso esteja liberado, por decreto ou ato administrativo, em locais fechados.

O Enem será aplicado em mais de 1,7 mil municípios nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro. Em Mato Grosso, um total 57.728 mil pessoas se inscreveram para fazer o Enem de 2022.

A pasta informou que aqueles candidatos que estiverem com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova. Assim como nas duas últimas edições do exame, eles poderão solicitar a reaplicação das provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, a análise da possibilidade de reaplicação a pessoa deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.

Além disso, deve consta ainda na documentação o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Também serão aceitas justificativas de candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

A reaplicação do Enem será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solicitação da reaplicação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, conforme o edital do exame. Cada pedido será analisado individualmente.

Dia da Prova 

A abertura dos portões será às 12 horas e o fechamento às 13 horas (horário de Mato Grosso). O início das avaliações está previsto para às 13h30. Outro detalhe importante é que, no primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19 horas, e, no segundo, às 18h30.

Como usar a nota

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de Ensino Superior por meio do Sisu e em instituições privadas pelo ProUni. Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Também é possível pleitear financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Retratação – Inicialmente o havia informado que o horário dos portões seria aberto às 12 horas com fechamento às 13 horas, horário de Mato Grosso, conforme informação divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Todavia, o errou e o citado horário informado anteriormente é o de Brasília. Em Mato Grosso horário determinado para abertura dos portões foi às 11 horas e o fechamento às 12 horas.

Leia Também - MPF teme por novas manifestações e pede para bolsonaristas não atrapalharem Enem

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760