Contrário a possível passagem do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) pela avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande, Anderson Santana, proprietário do Santana Tintas, em entrevista ao , declarou que entre as propostas apresentadas na última segunda-feira (04.09) pelo governador Mauro Mendes (União) e o prefeito Kalil Baracat (MDB), a mais viável seria manter o projeto inicial e construir o Terminal André Maggi no espaço destinado à estação de embarque e desembarque do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Anderson enfatizou que a população várzea-grandense merece um terminal digno, mas salientou que o BRT não trará melhorias para o transporte público da cidade, já que não contemplará melhorias nos ônibus municipais que atendem os bairros.
O empresário acredita que a implementação do modal na avenida Couto Magalhães é mais uma questão de interesse político e empresarial do que uma verdadeira melhoria para os usuários de transporte. Ele expressou perplexidade em relação aos objetivos do Governo, questionando a ideia de ter um BRT trafegando pela região central de Várzea Grande.
Quando questionado sobre o possível atraso na definição da viabilidade do modal na cidade e nos prazos de entrega do projeto e obras, Anderson reconheceu a dificuldade de dimensionar prazos em obras públicas, mas expressou a esperança de que qualquer decisão tomada não prejudique os comerciantes. Ele alertou que, se isso acontecer, muitas empresas poderão falir, e o prefeito Kalil será lembrado por afetar negativamente o comércio de Várzea Grande.
Ao ser indagado sobre se a Comissão dos Comerciantes planeja se manifestar durante uma nova audiência pública e continuar defendendo que o BRT não passe pela Couto Magalhães, o empresário assegurou que todos os empresários estão comprometidos com esse objetivo.
“Vamos mostrar à sociedade que a Couto não suporta esse BRT. Eles, os governantes, estão cientes disso, e não compreendemos por que insistem em não apresentar um projeto transparente e um estudo de impacto na vizinhança e na economia. Nossa luta não cessará", concluiu Santana.
Na última segunda-feira (04), o prefeito Kalil Baracat se reuniu com o governador Mauro Mendes, o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcelo Oliveira – o Marcelo Padeiro, vereadores de Várzea Grande e outros políticos.
Após a reunião, Baracat anunciou a suspensão das obras de implementação do BRT na Couto. Ele declarou que nos próximos dias, Marcelo Padeiro deve apresentar os estudos das três propostas, e em seguida, haverá um debate com a sociedade para definir o modal a ser adotado no município.
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