A empresa Transportes Luft LTDA, de Sorriso (a 420 km de Cuiabá), foi multada em R$ 2 milhões pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT), por poluição, após ter seu armazém incendiado em 09 de outubro deste ano. Na ocasião, devido à fumaça densa espalhar pela cidade, os moradores foram alertados para ficarem com as janelas de suas casas fechadas e evitar a possível toxicidade no ar.
Segundo a Sema/MT, a multa é devido à poluição causada em níveis que possam resultar danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade.
Conforme a Sema, foram queimados no incêndio, aproximadamente 984 toneladas de sementes e 780 toneladas de defensivos. Foi constatada a morte de oito peixes das espécies tilápia e traíra no barramento próximo à empresa e de duas cobras no meio do efluente.
A Sema solicitou para a empresa amostragem de solo e água subterrânea; amostragem da água coletada do curso de água localizado a jusante do empreendimento; amostragem de qualidade do ar.
Também foi solicitado que a empresa execute o Plano de Recuperação de Área de Preservação Permanente Degradada da nascente atingida pelo derramamento, onde houve a remoção de vegetação e solo contaminado, assim como a amostragem de águas subterrâneas dos poços utilizados para dessedentação de animais e abastecimento humano, localizados no entorno do empreendimento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).