O município de Rio Branco, a 336 km de Cuiabá, ficou devastado após as fortes chuvas que atingiram o Estado entre a noite de segunda-feira (13.01) e esta terça-feira (14). Imagens aéreas registraram a cidade debaixo d'água. A cidade de Salto do Céu também foi atingida pelas chuvas intensas.
Nas redes sociais, o prefeito do município, Pabollo Víctor (Republicanos), afirmou que o problema acontece quase todos os anos em épocas de chuvas intensas. "Hoje acordamos e nos deparamos com essa situação aqui, a cheia do nosso Rio Branco. Essa cheia afeta vários bairros do nosso município [...] O problema acontece quase todos os anos".
O mandatário também destacou que as famílias que ainda não procuraram ajuda podem ir até a quadra da Igreja Matriz Paróquia São Roque, local indicado como ponto de apoio.
Outra cidade que também foi atingida pelas enchentes é o município de Salto do Céu, que fica cerca de 10 km de Rio Branco. Lá, os moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água – quando o nível da água aumenta rapidamente.
Em imagens divulgadas por moradores é possível ver o momento em que uma ponte de Salto do Céu é arrastada e atinge uma ponte de Rio Branco, que liga a cidade à zona rural.
A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT) de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, enviaram equipes para ajudar na busca e no socorro dos moradores. Na parte da manhã, o prefeito de Rio Branco decretou estado de emergência e calamidade pública.
No final de semana, a Capital mato-grossense também sofreu com os efeitos das chuvas intensas. O temporal provocou alagamentos em diversos pontos da cidade.
Leia também - Várzea Grande registra dois casos de leptospirose após chuvas e alagamentos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).