O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) determinou que a Procuradoria Geral do Município apresente nos próximos dias uma minuta alterando a Lei 409 de 1º de abril de 2016, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos profissionais da enfermagem e que a mesma seja encaminha à Câmara Municipal em regime de urgência, no inicio do mês de março. A alteração visa reverter a suspensão do Premio Saúde Cuiabá, uma forma de incentivo aos servidores da saúde, suspenso pela lei.
Durante a reunião com representantes da categoria e do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT), Emanuel Pinheiro, ao lado da secretaria de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo, falou sobre o perfil de sua gestão, voltada a humanização e inclusão, e afirmou que quer ver o servidor ao seu lado, estimulado, valorizado e respeitado.
“Preciso dos servidores nessas condições para implantar as políticas públicas que vão melhorar a vida de 700 mil pessoas que estão lá fora, na ponta, esperando isso de mim. Jamais serei frio e distante e, em hipótese alguma, irei contra o servidor”.
Emanuel Pinheiro ouviu as reivindicações dos profissionais, sobre a legitimidade do Sinpen-MT como representante da categoria dos enfermeiros, dos técnicos e auxiliares de enfermagem, no município de Cuiabá e no estado de Mato Grosso; o reenquadramento dos servidores estatutários (cerca de 40), que estão se aposentando, neste primeiro momento, e a revisam do reenquadramento de todos os profissionais da enfermagem.
Emanuel Pinheiro e a secretária Elizeth Araujo, disseram que a gestão está aberta a discutir e negociar com os servidores e que todas as questões serão levadas à Mesa de Negociação Permanente, um espaço democrático de discussão.
A secretária Elizeth Araújo lembrou que desde que assumiu a pasta tem recebido servidores em seu gabinete e mantido reuniões com eles, em algumas ocasiões, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, ao lado do vice- prefeito, Niuam Ribeiro. “Nossa gestão quer construir e fortalecer o diálogo com os servidores” destacou.
Em relação às reivindicações das categorias Emanuel Pinheiro determinou o reenquadramento dos Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros que irão se aposentar este ano em relação aos demais estatutários disse que irá sentar com o Sinpen e comissão de servidores, para que juntos possam discutir o escalonamento do reenquadramento dos demais.
Outro assunto abordado durante a reunião foi a prioridade na destinação das vagas nas unidades do Programa Saúde da Famílias (PSF) , cerca de 75% delas, aos servidores estatutários. A secretária de Saúde disse que será feito um teste seletivo interno, previsto para o mês de março, visando essa readequação dos profissionais e lembrou que a SMS está estudando uma forma de flexibilização da jornada de trabalho de 40 para 30 horas recebendo na tabela de 30 e de 30 para 40, horas recebendo na tabela de 40 horas.
Antes de deixar a reunião o prefeito Emanuel Pinheiro fez questão de falar sobre o seu orgulho de governar Cuiabá e de seu profundo respeito com o servidor público. ““Hoje sou o prefeito de todos os cuiabanos, dos servidores públicos e quero ter uma relação de profunda confiança, credibilidade e respeito com os servidores. Essa é uma gestão humanizada e de inclusão”, disse ele.
O presidente do Sinpen-MT, Dejamir Soares se mostrou bastante satisfeito com a reunião. “Até agora, vínhamos sendo tratados, pelas ultimas gestões, de forma desigual em relação às demais categorias. O atual PCCV não nos trouxe benefícios a curto prazo. Mas agora, com esse voto de confiança, estamos saindo muito felizes dessa reunião, porque fomos ouvidos”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).