O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou na manhã desta quinta-feira (27.02), durante uma live divulgada em sua rede social, que Cuiabá é um “case de sucesso”. Segundo ele, a Capital é referência nacional em responsabilidade fiscal, pois no quesito poupança corrente, liquidez e endividamento, Cuiabá é letra A e B.
Poupança corrente é letra B, pois confore ele, quer dizer equilibrada, "é um perfeito equilíbrio entre despesa e receita". A liquidez representa a capacidade, é o dinheiro em caixa para pagar as obrigações financeiras em curto prazo.
Segundo Pinheiro, o melhor está no endividamento, que é a capacidade de pagamento, de contrair novos financiamentos e empréstimos para investir no desenvolvimento da cidade, e Cuiabá é letra A. "É referência nacional em relação aos mais de cinco mil municípios brasileiros e em relação a todas as Capitais. Essa é uma resposta que eu quero dar, não aos meus opositores, não aqueles que jogam contra Cuiabá e buscam o quanto pior melhor, mas sim para população cuiabana. Vamos continuar investindo e melhorando a vida das pessoas, embelezando a nossa cidade, melhorando a qualidade de vida em Cuiabá” comemora.
Ele ressaltou a importância de dividir com a população a notícia recebida ontem (26), da publicação do CAPAG - Capacidade de pagamento que o Governo Federal avalia na gestão fiscal dos Estados e municípios brasileiros anualmente, realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda e que apontou que Cuiabá tem a capacidade de endividamento em 120%, porém, a gestão atual fechou 2019, utilizando apenas 35% desse índice.
“Isso mostra o nosso zelo, e a nossa responsabilidade de contrair empréstimos importantes para o investimento na melhoria na qualidade de vida das pessoas, na busca da justiça e inclusão social”.
O emedebista cita que o teto de 35% foi estabelecido para que os próximos prefeitos possam contrair empréstimos de forma responsável para não comprometer a gestão fiscal do município, e garantir o pagamento regular para que Cuiabá continue rumo ao desenvolvimento econômico e humano.
Ao finalizar, Emanuel disse que foi muito atacado ultimamente de forma leviana e irresponsável por opositores que alegavam que por Cuiabá ser um canteiro de obras, por ter obras em todas as regiões, principalmente nos bairros mais pobres e mais carentes, ele estaria quebrando o município, que a gestão estaria comprometendo a cidade e que ela estaria endividada e um caos. “Então tá aí pessoal, mentiras têm pernas curtas, não sou que estou falando isso, e sim os técnicos do Tesouro Nacional”, encerrou Emanuel.
Ver essa foto no Instagram
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).