Em uma noite de gala, 40 garotas, estudantes de Escolas de Tempo Ampliado (ETA), da rede municipal de Várzea Grande, foram agraciadas com o tão sonhado baile de debutante, em comemoração aos seus 15 anos, fase em que deixam de ser meninas e se tornam mulheres.
O projeto “Meus 15 anos”, idealizado pelo secretário de Educação, Silvio Fidelis, e abraçado pela primeira-dama, promotora de Justiça Kika Dorilêo, foi realizado na noite dessa sexta-feira (27.10), no Restaurante Mirante das Águas, e contou com a presença dos familiares das debutantes, o prefeito Kalil Baracat e autoridades locais.
A primeira-dama, Kika Dorilêo, em entrevista à imprensa disse que se sente honrada em resgatar esse momento que, para a mulher, é tão importante, que marca essa transição em que a menina começa aos poucos a se transformar.
Para a promotora de Justiça, o projeto visa fazer com que essas adolescentes sintam que não estão sozinhas, e que elas se sintam emponderadas e preparadas para deixaram de ser meninas e se tornaram mulheres capazes.
“O baile de debutantes era uma tradição que veio da França, quando as meninas que completavam 15 anos eram formalmente apresentadas para a sociedade, porque elas deixavam de ser meninas e se tornavam mulheres, então era uma festa simbólica. E nós pensamos em resgatar esse momento que, para a mulher, é tão importante. É o momento de transformação, não só o corpo que muda, em razão dos hormônios dessa fase, mas também a cabeça da menina”, declarou Kika.
A primeira-dama ressaltou que se apaixonou pelo projeto apresentado pelo secretário Silvio, pelo fato dele não se resumir somente no baile de debutantes, e sim, pelo acompanhamento que essas adolescentes e suas famílias continuarão tendo, por meio da escola e também da Casa Sarita Baracat. “Queremos que essas meninas possam desenvolver todas as suas habilidades, suas capacidades. “Queremos que elas tenham apoio psicológico, apoio de médicos, tudo o que elas precisam para escolher o caminho que elas querem ocupar o lugar que elas desejam”, concluiu Kika.
O prefeito Kalil Baracat, parabenizou sua esposa Kika e o secretário Fidelis, e disse que o projeto é fantástico e deve ser repetido todos os anos, pois além de realizar o sonho dessas meninas, elas também poderão ser assistidas pelo município.
“A Secretaria Municipal de Educação, vai dar todo suporte a essas meninas, é uma forma de a gente acompanhar, de a gente querer o bem das nossas jovens, e é um projeto lindo, fantástico, cheio de amor, e aí eu parabenizo a minha esposa, o secretário Silvio. Esse projeto é inovador, e a gente tem orgulho. Como prefeito, criando sempre algo novo, oportunidades novas aos nossos jovens, às nossas classes de trabalhadores, enfim, sempre buscando dias melhores para a sociedade fazer grandeza”, externou o gestor Executivo.
O idealizador do projeto, secretário Silvio Fidelis, declarou ao que se sente honrado em proporcionar essa oportunidade para essas estudantes e seus familiares, e assim de forma diferente realizar esse sonho chamado “baile de debutantes”. “E isso é a sociabilidade, a integração dessas jovens. A escola, a educação, vai muito mais além. É para a vida. Essa festa é um sonho para as debutantes”, disse Fidelis.
O conversou com uma das debutantes, Natália, e ela externou que estava muito feliz, e disse que é um dia muito importante para elas [adolescentes], e que muitas vezes as famílias não podem proporcionar essa festa. “Hoje é um dia muito importante, estou muito feliz, fizemos fotos e também tivemos palestra com psicólogas. Muitas coisas. Muito interessante. Eu só tenho a agradecer o secretário Silvio e a primeira-dama Kika Dorilêo”, declarou Natália.
Ver essa foto no Instagram
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).