Um documento administrativo publicado no Diário Oficial do Estado (IOMAT) nesta segunda-feira (13.01) revela dados que contradizem a afirmação do governador Mauro Mendes (União) de que não há necessidade de convocar novos classificados no concurso para cadastro reserva da Polícia Militar de Mato Grosso.
De acordo com o documento, dos 12.911 cargos criados para diversas patentes, como coronel, tenente-coronel, major, capitão, sargento e soldado, entre outros, 6.992 estão atualmente ocupados. Isso significa que 5.951 cargos estão vagos, indicando uma clara necessidade de novos chamamentos, dada a quantidade de vagas abertas.
O Lotacionograma publicado na IOMAT, refere-se a um documento ou gráfico utilizado em órgãos públicos, especialmente em instituições como a Polícia Militar e outras entidades governamentais, que detalha a distribuição dos cargos e das funções dentro da organização. Ele apresenta a quantidade de cargos disponíveis, os cargos ocupados, os cargos vagos e as respectivas unidades ou setores onde esses cargos estão alocados.
Mauro chama de "despesa" a contratação dos aprovados
Mendes afirma que não pode realizar novas convocações por falta de recursos suficientes. Apesar disso, os números mostram que a saúde financeira do Estado é positiva e que existem recursos em Caixa que poderiam subsidiar investimentos na Segurança Pública.
Chamamento de 200 classificados do concurso da Polícia Militar
O governador afirmou que não irá convocar mais aprovados do concurso público da Polícia Militar (PM), além dos anunciados em novembro de 2024.
Presidente de associação cita falta de efetivo
Laudicério Machado afirmou que a falta de efetivo na segurança pública do Estado de Mato Grosso pode resultar em consequências irreparáveis, incluindo a perda de vidas de cidadãos. Segundo ele, um impacto devastador e incalculável.
Responsabilidade para chamar novos policiais
No entanto, nesta segunda-feira (13), em entrevista à Rádio CBN, Mendes em entrevista à Rádio CBN, mudou o discurso e afirmou que a responsabilidade para "chamar" os aprovados é a Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Polícia Militar.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).