A coordenadora da Clínica Integrada do UNIVAG e professora do curso de Enfermagem e Estética, Mariana dos Santos, afirmou em entrevista ao No Ar, com o jornalista Geraldo Araújo, na manhã desta quarta-feira (25.10), que a expectativa de público para a 10ª Edição do UNIVAG Solidário é atender 5 mil pessoas.
Conforme Mariana Santos, o evento que acontecerá no próximo sábado (28), das 08 às 12 horas, dentro dos campos do UNIVAG – Clínica Integrada e Bloco D, reunirá todos os cursos da Instituição e também contará com a presença de todos os professores e alunos, para que assim atendam as demandas de maior necessidade da população entre saúde, orientação jurídica e estética. Senhas para a área de saúde começarão a ser distribuídas a partir das 7h30.
Um ponto forte da ação, segundo Mariana, ficará a cargo do curso de biomedicina, uma vez que o paciente passará por consulta médica, e, se for necessário algum exame de hemograma ou similar, será realizado no local, com os resultados disponíveis para o paciente pegar posteriormente na Instituição.
Para a professora Mariana, sem dúvidas, os atendimentos na área da saúde são prioridades para a população que procura esse tipo de acolhimento em uma ação social. No entanto, segundo Mariana, outra área muito procurada pelas mulheres é, com certeza, a estética, que geralmente é o próximo passo após os atendimentos médicos. Mariana disse que a aposta nesta edição é a procura por design de sobrancelha e revitalização facial.
Questionada sobre qual procedimento seguir se um paciente atendido na ação detectar uma doença por meio de exames, Mariana explicou que esses pacientes são direcionados para a Clínica Integrada do UNIVAG. Após a avaliação, eles poderão ser absorvidos pela clínica ou encaminhados para a rede que direcionará para o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Todas as pessoas que passarem pela ação terão um direcionamento, ou seja, serão absorvidas pela clínica ou encaminhadas para a rede, e então daremos o direcionamento para o SUS. Temos mais de trinta especialidades médicas dentro da nossa própria clínica que atendemos no dia a dia. Se for alguma demanda que podemos atender, direcionaremos ali mesmo”, pontuou a coordenadora.
Em relação ao impacto da ação e ao fato de já estar na 10ª edição, a professora disse ser um trabalho muito interessante, pois os professores conseguem ajudar a população e ajudar os alunos, permitindo que tenham esse contato que é muito importante. Segundo ela, em outras edições, já houve casos de pessoas que descobriram doenças que nem sabiam terem.
“Vejo ser importante ajudar a população carente, é um ganho para elas, pois sabemos que consultas com certas especialidades pelo SUS demoram muito. Um exemplo é uma consulta com um reumatologista, pois é uma especialidade com poucos profissionais, então é muito demorada. É isso que queremos fazer pela população, levar essas especialidades de difícil acesso”, frisou Mariana.
Ainda no mês do “Outubro Rosa”, a ação fornecerá orientações para as mulheres e também contará com um cirurgião especializado em oncologia e na área de mama, que estará disponível para atender. Se necessário, a equipe de fisioterapeutas estará lá para acompanhar essas mulheres, e elas já realizam esse trabalho na clínica.
Esperando uma demanda de 5 mil atendimentos, a coordenadora frisou que, devido ao calor extremo dos últimos meses, a Instituição se preparou para atender a população de forma humanitária, climatizando o ambiente, a fim de amenizar um pouco o calor. A professora disse que já estão preparando a clínica, que conta com ar-condicionado para os atendimentos médicos, e o espaço aberto terá ventiladores climatizados.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).